Thiago e Claudinei cobram transferência da Unemat para sede própria em Rondonópolis

Os deputados estaduais Claudinei Lopes (PL) e Thiago Silva (MDB) cobraram explicações do Poder Público Estadual sobre a transferência para a Unemat do prédio construído pela Prefeitura de Rondonópolis em parcerias com empresas privadas. Eles trataram do assunto na sessão de ontem (06) na Assembléia Legislativa. Os dois parlamentares encaminharam requerimentos ao Governo do Estado e à direção da Unemat e pediram a abertura do diálogo entre as partes para resolver o problema.
As manifestações ocorrem após reportagem publicada na semana passada pelo site Regional MT e também pelo Folha Regional, em que o coordenador do curso Zumbi dos Palmares, Odair José, questionava o uso de recursos estaduais para a abertura de um outro curso pré-vestibular no município – ao invés de destinar investimentos para assegurar a transferência do prédio à Universidade.
A matéria teve ampla repercussão principalmente no meio acadêmico e entre os mais jovens. O tema também ganhou destaque em outros veículos de comunicação no município e os questionamentos levantados pelos parlamentares reforçaram os argumentos divulgados na imprensa local.
No requerimento de n.º 241/2022, Claudine Lopes lembrou que os cursos da Unemat em Rondonópolis funcionam como uma uma extensão do campus do município de Alto Araguaia. Para ele, a universidade já deveria ter uma sede própria no município – que é a terceira cidade e segunda maior economia do Estado.
“Vale salientar que essas obras foram iniciadas pela Prefeitura de Rondonópolis. O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) conseguiu o espaço do antigo aeroporto, bem amplo, saída para Cuiabá, para construir o campus que iniciou, há quase dois anos. É uma vergonha para o tamanho da cidade de Rondonópolis, não ter um campus próprio”, comenta. ]
Thiago Silva, por sua vez, destacou que já destinou mais de dois milhões de reais em emendas parlamentares para viabilizar cursos em funcionamento no município – como Jornalismo e Direito. Ele lembrou que o número de alunos aumentou neste período e a escola estadual Stela Maris, onde as aulas são ministradas, já não comporta a demanda.
“Estamos também cobrando do governo do Estado, da Unemat e da Prefeitura a abertura de um diálogo para o funcionamento do prédio. É um anseio dos alunos, dos professores e de toda a sociedade rondonopolitana”, ressaltou.
O parlamentar disse ainda que conversou recentemente com o reitor da Unemat e foi informado que a instituição aguarda a instalação das redes de água e energia, além da formalização da doação do prédio pelo município.
Thiago Silva afirmou que está disposto a trabalhar para conseguir mais recursos e, para isso, é necessário superar o impasse em relação ao novo prédio.
“Queremos colocar mais emendas para abertura de novos cursos, mas precisamos colocar aquele prédio para atender nossos alunos. É preciso chegar a um entendimento, para que realmente funcione ali de forma efetiva”, concluiu.
Eduardo Ramos – Da Redação