GERAL

Gestantes recebem orientações que vão ajudar na hora do parto

Oferecer informações e orientações que podem ajudar as grávidas na hora do parto. Esta é a meta da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf que reuniu o Grupo de Gestantes do PSF Vila Olinda numa atividade diferenciada, na tarde desta quarta-feira (25). A educadora física do Nasf, Jaqueline Aves Gonçalves, explica que o objetivo é conseguir ajudá-las a ter menos desconforto e mais tranquilidade e alegria no processo de nascimento do filho.

Karine Lima – doula (acompanhante de parto) e enfermeira coordenadora do PSF João de Barro – começou a palestra específica com a avaliação da importância da gestante receber apoio durante a gravidez e no parto. Ativista da humanização no parto natural, ela ensinou técnicas que podem ser desenvolvidas com o auxílio do acompanhante para o alívio das dores e o posicionamento ideal. Junto com as técnicas de relaxamento, a enfermeira ensinou métodos de controle da respiração.

Em seguida, Karine Lima pediu a ajuda de estagiários do Curso de Enfermagem da Unic Rondonópolis e dos técnicos da unidade do PSF para ensinar técnicas de massagem e movimentos que podem contribuir com o trabalho de parto. A enfermeira orienta que a massagem nas costas pode aliviar as dores causadas pela abertura dos ossos da região da bacia que acontece para facilitar a passagem do bebê. Ela utilizou bola de pilates para sugerir movimentos durante o trabalho de parto.

Jaqueline Gonçalves comandou em seguida atividades de relaxamento que são desenvolvidas para amenizar situações de desconforto para a grávida, como inchaço e dormência. Ela explica que exercícios físicos podem ajudar também a controlar a pressão arterial e prevenir a diabetes gestacional. “A mulher grávida está mais suscetível a problemas como hipertensão, diabetes e inchaço. Por isso é importante desenvolver atividades físicas”, alerta.

A educadora física sugere a prática de caminhadas com duração de 30 a 40 minutos, pelo menos três vezes por semana. “Com isso a gestante vai fortalecer a musculatura e as articulações. O que é importante principalmente para aquelas que querem ter um parto natural. Certamente, o nascimento do bebê vai ser mais tranquilo e com menos dores”, defende.

Saldo positivo

As gestantes participantes aprovam a iniciativa da equipe do Nasf e avaliam que as orientações repassadas são importantes. A operadora de caixa Angélica Michelle Oliveira Xavier (27) saiu do encontro agradecida pelas informações recebidas e confiante na possibilidade de um parto mais tranquilo. “Com essas informações a gente pode ter um parto melhor”, acredita. Suely Santos Soares (25) e Priscila Gomes de Moura – ambas na terceira gestação – estão convencidas que as orientações recebidas vão ajudar na hora do parto. Elas destacam também o acompanhamento de pré-natal feito pela enfermeira coordenadora do PSF Vila Olinda, Edilaine Guerra.

Após as atividades as gestantes foram contempladas com o sorteio de brindes organizado por Edilaine Guerra. A médica Michelle Santos Garcia, técnicos daquela unidade e estagiários do Curso de Enfermagem da Unic Rondonópolis também participaram do encontro com as gestantes, realizado a partir das 13h30min, no salão de eventos da sede da Unisal, no Parque Universitário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo