Ex-deputado Luiz Soares, relator da Constituição de MT, morre em Cuiabá aos 64 anos

O ex-secretário deputado e ex-senador por Mato Grosso, Luiz Soares morreu, aos 64 anos, na madrugada desta quinta-feira (16) em sua casa, na capital do Estado. Ele faleceu em casa, após sentir um mal estar durante a madrugada. O Samu chegou a ser acionado, mas não teve tempo de fazer o atendimento. A causa da morte ainda não foi diagnosticada, mas suspeita-se que ele tenha sido vítima de um infarto.
Luiz Soares era advogado e nasceu em Alto Garças, mas viveu em Cuiabá durante quase toda a vida e tornou-se conhecido pela carreira política.
Seu último cargo público foi como Secretário Estadual de Saúde, na gestão do ex-governador Pedro Taques. Antes já havia comandando as secretarias de saúde dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá.
Entre o cargos eletivos que ocupou destacam-se os mandatos como deputado estadual. Ele chegou a Assembleia Legislativa aos 23 anos, sendo o mais jovem entre os eleitos em 1982. Reeleito por mais duas vezes, Soares também foi o relator da Constitução do Estdo de Mato Grosso.
Como político também atuou como vice-prefeito de Cuiabá, na gestão de Roberto França, e chegou a assumir uma cadeira no Senado por cinco meses substituindo Antero Paes de Barros.
CREMADO
A morte de Luiz Soares repercutiu no meio político, com várias declarações ressaltando a importância dele na história recente de Mato Grosso e dos municípios da baixada cuiabana.
"Ele era uma das pessoas mais comprometidas com a área da saúde pública, um dedicado defensor do SUS. Foi um secretário de saúde de muito sucesso nas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, ele melhorou muito a secretaria de Saúde", disse o ex-senador Antero Paes e Barros.
Ainda em vida Luiz Soares havia pedido para não ser velado, por isso a família informou que o corpo será cremado numa cerimônia reservada aos parentes.
Eduardo Ramos – Da Redação