Secretário decide manter Pedro Ferrer mão dupla

A Rua Pedro Ferrer volta oficialmente a ser mão dupla na ligação da região central da cidade com a Vila Aurora nesta quarta-feira (29). O anúncio foi feito pelo secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, que argumentou que não houve aceitação dos condutores, mesmo com os esforços feitos pela equipe da Setrat, e o objetivo principal que era o de desafogar a Dom Pedro II e Otávio Pitaluga não foi atingido. A sinalização para o retorno do sentido duplo já iniciou e deve terminar até o fim da tarde.
Argemiro lembrou que a decisão de mudar para sentido único foi um clamor popular por vias alternativas para atender o grande fluxo que vem da região Leste, mas que a proposta não vingou na prática. “O pessoal que vem da região do Atlântico, Colina Verde e os outros bairros do lado oposto da MT 270 sempre nos cobrou em promover novos trajetos facilitados para acessar o centro, já que só tinham a Pitaluga e a Dom Pedro II para isto. Este pedido nos fez mudar a Pedro Ferrer para mão única desde a altura da Lions, trazendo até a Avenida Bandeirante, para atrair este fluxo. Acontece que por mais que tentamos, o pessoal não se acostumou em usar esta opção”, falou.
O chefe da Pasta de Trânsito contou que chegou a deslocar agentes de trânsito (amarelinhos) na Lions para tentar trazer o fluxo para a Pedro Ferrer, mas a ação não foi suficiente para mudar a rota dos motoristas. “Os amarelinhos bloquearam a passagem dos carros que desceriam a Dom Pedro II em horários de pico e liberavam a Pedro Ferrer para que estes acessassem o centro por ela. Para nossa surpresa, os condutores entravam na Pedro Ferrer e na primeira oportunidade que tinham convertiam à esquerda e voltavam para o congestionamento da Dom Pedro II, deixando a Pedro Ferrer subutilizada”, comentou.
O retorno para mão dupla também atende a um novo pedido popular, segundo assume o secretário. “O prefeito Percival Muniz tem esta característica de democraticamente ouvir a população. Se notamos na prática que não houve a mudança que almejávamos e alguns condutores, sobretudo os que moram na Vila Aurora e trabalham no centro, pediram o retorno da possibilidade de voltarem para suas casas pelo Pedro Ferrer, entendemos que a sociedade tem de ser ouvida”, justificou.