22.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 3, 2024

Governo Estadual vai encaminhar projeto da UFR à Brasília

O governador Blairo Maggi recebeu das mãos do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Paulo Speller, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, o projeto técnico de criação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. A proposta é que o projeto chegue até as mãos do presidente Lula e depois seja encaminhado para a posterior aprovação do Congresso Nacional. No ato da entrega da proposta o governador Blairo Maggi, chegou a jurar luta junto à esfera federal para que a UFR saia do papel. “Juro celeridade, trabalho com todo amor e afinco por esta realização. Isso é apenas uma fase vencida pelas mãos de toda a sociedade. Até chegar ao momento da conclusão do projeto ele precisou ser debatido nos conselhos da UFMT, que em maio deste ano aprovou a proposta em última fase de elaboração”, disse o governador Blairo Maggi.

Segundo o reitor da UFMT, Paulo Speller, é o momento da chegada de uma terceira universidade no Estado, uma vez que, atualmente já existe uma segunda instituição contando com a Unemat ao Norte de Mato Grosso. “A UFMT depois 37 anos dá um passo no papel estatístico que ela tem cumprido. Nesta importante data estamos encaminhado o projeto para a esfera federal para a criação da UFR”, comemora o reitor

Em sua fala o deputado federal Wellington Fagundes, anunciou que vai apresentar projeto para compra de mais 60 hectares para ampliação do Campus da UFMT, futura UFR, e ainda compra de outra área para instalação do campus experimental. “Um dos meus projetos que já está tramitando no Congresso Nacional é a criação do campus Universitários de Campos Verde ligado a UFR, pois esta será a Universidade que vai atender ao Sul do Estado”,explicou o deputado.

O prefeito Adilton Sachetti, considera que o maior retorno dos investimentos públicos são aqueles investidos em educação. “Nós até hoje observamos o empenho das pessoas de diferentes seguimentos da sociedade pelo trabalho de realizar a UFR em um sonho. Políticos de todas as esferas, docentes, estudantes e outros porque ninguém faz nada sozinho”, explica Adilton Sachetti.

A sessão solene contou ainda com a participação dos deputados estaduais Vilma Moreira dos Santos Oliveira e Sebastião Resende o senador Gilberto Goelner, todos os vereadores com exceção do vereador Manoel Lourisvaldo de Oliveira que estava de viajem. O ex-vereador Juca Lemos estava no evento representando a Senadora Serys Marly que estava em missão especial ao Japão. Como representante da UFMT, a secretária estadual extraordinária de Políticas Educacionais, e integrante do conselho da UFMT , professora Flávia Nogueira.

FOTO: Rivian Dias

ROBERTO NUNES
Da reportagem

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO