Governo integra grupo de trabalho para elaboração da política e Sistema Nacional de Participação Social

O governo de Mato Grosso vai expor a metodologia de trabalho implementada na esfera estadual, em Brasília, no mês de agosto. A explanação faz parte de uma série de encontros promovidos pelo governo federal para elaboração do Sistema Nacional de Participação Social, uma metodologia que prioriza a participação como instrumento de construção e execução de políticas públicas.
“Não há democracia sem participação social”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho durante a reunião de sexta-feira com representantes de Estados e municípios), em Brasília. Da qual Mato Grosso participou como integran te do Grupo Técnico de Trabalho do Governo Federal . “A ação integrada entre governo e os segmentos sociais já é uma prática dentro do Governo do Estado, não somente para fortalecer a busca ativa, como principalmente para contribuir com o processo de democratização”, esclareceu Benjamin Flanklin Lira, secretário- adjunto de Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) que compareceu à reunião.
Benjamim também enalteceu a iniciativa da presidenta Dilma, que, segundo ele, vai ao encontro do que o Governo de Mato Grosso já tem desenvolvido nos últimos anos. Também presente no encontro, o secretário adjunto de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira adiantou que umas das iniciativas informadas pelo Planalto em direção ao aumento da participação social se referem à reativação e atualização dos conselhos, ouvidorias, orçamento participativo e audiências públicas. “O objetivo é manter um diálogo mais direto com os movimentos sociais, tornando a participação social como método de governo”, destacou Estevan.
Fonte:SECOM/MT



