POLÍTICA

Grupo de Abicalil se fortalece para 2010

O deputado federal Carlos Abicalil (PT) foi reeleito à presidência do diretório do partido em Mato Grosso. Ele obteve 5.191 votos, correspondente a 63% dos 8.655 votos apurados. Até o fechamento desta edição foram apurados 97,4% das urnas, o que garante a permanência do parlamentar à frente da direção da sigla.
O Programa de Eleições Diretas (PED) do PT foi realizada em 141 municípios de Mato Grosso. O resultado confirma a predominância da força política de Abicalil sobre a corrente liderada pela senadora Serys Slhessarenko (PT) e, de quebra, coloca o nome do parlamentar em posição de vantagem no partido para uma eventual disputa ao Senado. Aproximadamente 22.500 filiados estavam aptos a votar.
Apoiado pela senadora Serys, Zelandes Santiago ficou com a segunda colocação na disputa à presidência, com 1.466 votos ou 19,11%. O vereador Lúdio Cabral, também respaldado por Serys, obteve 936 votos, ou o equivalente a 12,4%. A ex-deputada estadual Vera Aráujo contabilizou 395, o correspondente a 4,55%. O professor da Unemat, Domingos Sávio Garcia somou 310, ou 1,08% do total de votos.
Entretanto, Abicalil perdeu para o grupo da senadora Serys em Cuiabá. No município, Lúdio somou 731 votos contra 716 angariados por Abicalil. Na Capital, Zelandes obteve 158, Vera, 84 e Domingos Sávio 38 votos.
A chapa Construindo um Novo Mato Grosso, encabeçada por Abicalil, também obteve vitória durante o PED, com 4.319 votos ou o correspondente a 59,78% dos votos. Dessa forma, o grupo do parlamentar conquistou a ocupação de 27 das 45 vagas disponibilizadas no diretório estadual. No partido, os militantes podem votar em chapas e presidentes diferentes.
Conforme o balanço parcial, a eleição do candidato à presidência nacional do PT, Zé Eduardo Dutra, estava praticamente consolidada em Mato Grosso. Ele obteve, de acordo com o levantamento, 4.784 votos ou o correspondente a 62,75% dos votos. Dutra encabeçou a chapa nacional O Partido que Muda o Brasil.
As eleições foram realizadas no domingo (22) em todo o país para renovação das direções da legenda em âmbito nacional, estadual e municipal. Com o PED, Abicalil também assegura a continuidade das ações políticas desenhadas como o bloco de partidos formado pelo PR e pelo PMDB. O peso do PED também refletirá na condução das discussões sobre a posição do PT para as eleições do Estado em 2010. Abicalil e Serys são apontados como vias para liderar a corrida ao Senado. Ao ser reeleito para o comando da legenda, Abicalil reúne ainda mais elementos para ser confirmado como candidato ao Senado.
No entanto, o parlamentar destaca oficialmente que o PT só dará início aos debates sobre o pleito geral no próximo ano.
O presidente do PT disse que definição do quadro só ocorrerá no próximo ano e que dentro desse contexto o PT pode garantir uma participação de destaque – nesse caso de líder de majoritária
Fonte:Diário de Cuiabá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo