Grupo pró-Lula comemora sucesso de carreata e prepara novos atos em Rondonópolis

As lideranças do grupo pró-Lula em Rondonópolis avaliaram positivamente o resultado da primeira semana da campanha visando aumentar os votos do petista no segundo turno da eleição presidencial no município. A agenda incluiu reuniões e eventos em bairros, distribuição de propaganda, entrevistas, vídeos nas redes sociais e uma carreata que chamou a atenção pelo número de participantes.
Segundo os organizadores a carreata reuniu cerca de 1.200 pessoas. O trajeto começou na rua Fernando Correa da Costa, passando pela Praça Brasil, avenida Amazonas, rua D. Pedro Segundo, entrando para a direita na avenida Bandeirantes até a Vila Operária onde os manifestantes percorreram a avenida Castelo Branco, terminando no final da Avenida Irmã Bernarda com um ato público.
Durante a carreata várias lideranças discursaram destacando as propostas de Lula para os trabalhadores e também as conquistas do município durante as gestões do PT na presidência da República. Os participantes também aproveitaram para fazer fotos ao lado de uma imagem do ex-presidente em tamanho natural.
O presidente do diretório municipal do PT, Wendell Girotto, comemorou o resultado e disse que a carreata superou as expectativas.
“A nossa primeira carreata pró-governo Lula foi um expressão de força muito boa. Uma manifestação bonita, alegre, democrática e respeitosa. Agradecemos todos que participaram e principalmente o carinho da população”, afirmou.
Conforme Girotto, as atividades vão prosseguir com mais intensidade nestas duas últimas semanas da campanha. Ele adiantou que o grupo pretende realizar outra carreata no dia 29, véspera da eleição. “Convidamos todo mundo a participar da carreata e também das reuniões e atos programados aqui na cidade”.
MAIS ATOS
A carreata e os outros eventos realizados ao longo da semana integram uma estratégia definida em reunião com lideranças de vários partidos e movimentos sociais. Os eventos marcam uma mudança em relação ao que ocorreu no primeiro turno, quando as atenções ficaram mais voltadas à eleição estadual e quase não houve manifestações em defesa da candidatura de Lula.
O objetivo agora é demonstrar as realizações do PT no município e desfazer o clima de medo, estimulando denúncias de agressões ou tentativas de assédio eleitoral por parte dos opositores de Lula.
Além de conquistar novos votos, eles querem reduzir a abstenção que em Rondonópolis ficou acima da média nacional e atingiu principalmente eleitores que moram em bairros mais periféricos.
Ao mesmo tempo em que ampliam o corpo-a-corpo nas ruas e nos bairros da cidade, há também uma movimentação maior nas redes sociais. Neste caso o foco são o combate às fakenews, a divulgação dos principais atos da campanha e também de vídeos de apoio.
Os vídeos e fotos divulgados nas redes sociais são produzidos por lideranças que já integram os partidos que apoiam Lula e também por eleitores anônimos ou personalidades que até então não haviam declarado apoio a nenhum candidato.
É o caso do jornalista e ex-vereador João Gomes, que decidiu gravar uma mensagem de apoio após ataques feitos por bolsonaristas aos nordestinos. “Tem que respeitar os nordestinos. Os nordestinos trabalham, Bolsonaro nunca trabalhou. Lula lá”, diz ele no vídeo que viralizou nas redes sociais.
Eduardo Ramos – Da Redação



