AGROPECUÁRIA

Reunião técnica viabilizará comercialização dos produtos da agricultura familiar

Após algumas visitas realizadas nos Estados do Paraná e Santa Catarina (no início do mês) para verificar ‘in loco’ as cadeias produtivas da agricultura familiar que são consideradas referências devido à estrutura de ponta montada nas cooperativas e agroindústrias. Os modelos serviram de inspiração, por isso o MT Regional a convite da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), participou nesta quarta-feira (25.08), da reunião técnica sobre organização da produção e comercialização de Frutas, Legumes e Verduras (FLV´s).
Os 13 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Vale do Rio Cuiabá recebem o apoio da união de esforços de várias Secretarias do Governo do Estado e da Central de Comercialização. São parceiros: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) Secretaria de Saúde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Sicredi.
O secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do MT Regional, Renaldo Loffi, acredita que este é o caminho para o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. “Conhecer modelos bem sucedidos em outros Estados para adotar algumas práticas em Mato Grosso”. O secretário da Seder, Jilson Francisco da Silva, destacou que o Consórcio abrange 13 municípios da baixada cuiabana. “Se cada um deles produzirem dois produtos já serão 26 que poderão ser comercializados na região. A meta é formar núcleos com uma média de 20 produtores com dois ou três hectares irrigados para produção em escala”, destaca.
O coordenador do MT Regional, Carlos Guilherme Dorilêo Leite participou da reunião técnica e acredita que essa metodologia adotada no Estado garante a qualidade de vida do produtor rural. “Ele é incentivado a produzir mais e com a garantia que vai comercializar o produto por um preço justo”, esclarece.
Consórcio – Os municípios que abrangem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá são: Os municípios que vão ser beneficiados são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Mais informações podem ser obtidas no MT Regional pelo telefone: 3613-4500

Fonte:Ass.MT REGIONAL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo