Rondonópolis ganha nova ferramenta para segurança do trânsito

A fiscalização de trânsito no município de Rondonópolis poderá ser intensificada a partir de agora. Isso porque no final da tarde desta segunda-feira (12) foi inaugurado o Pátio Rondon, que receberá veículos apreendidos, cujos motoristas cometerem infrações de trânsito e forem interceptados pelos Agentes de Trânsito, bem como pelas Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e Federal.
“O pátio não seria responsabilidade do Município, mas mesmo assim, para garantir a aplicabilidade das leis de trânsito, pois há muitos veículos irregulares na cidade, resolvemos buscar meios para instalar um no município”, disse o prefeito Percival Muniz.
Percival afirmou que com esta ação, que contribuirá para segurança da cidade como um todo, assim como a implantação da fiscalização eletrônica, o Rotativo Rondon, que deverá ser lançado ainda este mês, está inserida no projeto de modernização de trânsito da cidade.
“Temos a missão de modernizar o trânsito, promover maior mobilidade urbana e dar mais segurança aos motoristas e pedestres, reduzindo o número de acidentes na cidade”, destacou Muniz.
O prefeito acrescentou, ainda, que, após concluir esta fase de investimentos na modernização da fiscalização, o próximo passo será investir na melhoria da mobilidade, com modernização e padronização do sistema semafórico, do transporte coletivo de passageiros e em obras para desafogar alguns gargalos existentes atualmente.
A operadora do Pátio Rondon será a empresa Biancar, que venceu a licitação lançada pela Prefeitura. A oferta desse serviço em Rondonópolis, que está sendo implantada em forma de concessão à iniciativa privada, sendo inclusive considera pioneira no Estado, vem resolver o problema da falta de espaços para veículos apreendidos na cidade, o que tem favorecido à criminalidade e acidentes de trânsito.
Para o secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, a entrada em operação do pátio é a ferramenta que faltava para que a legislação do trânsito seja cumprida e, com isso, proporcionando à população mais que segurança com a retirada de circulação nas ruas da cidade de veículos irregulares ou estiverem sendo usados para a prática de crimes.
“Agora, o trabalho no município de fiscalização de veículos, já realizado tanto pelos agentes de trânsito como a Polícia Militar e outras forças de segurança, poderá ser complementado com a apreensão, o que antes estava limitado pela falta de um espaço para guardá-los”, disse o secretário de Trânsito Argemiro, ressaltando que fica feliz por ver se concretizando mais um projeto traçado pela Setrat para este biênio.
O pátio está instalado num terreno com 10.600 m², na Rua Mato Grosso, no bairro Cidade Salmem. O terreno, que servirá as forças de segurança no município para guarda de veículos irregulares apreendidos, é totalmente murado, dispõe de cercas elétricas, câmaras de segurança e guarita.
A cerimônia de entrega do Pátio Rondon, além do prefeito Percival Muniz e do secretário Argemiro, também contou com as presenças do vice-prefeito Rogério Salles, secretários de outras pastas e servidores municipais, vereadores e representantes das Policias Civil, Militar e Rodoviária Federal.



