Venda para o Dia dos Pais tem queda de 5% em Rondonópolis

O comércio varejista em Rondonópolis registrou queda nas vendas para o Dia dos Pais. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Rondonópolis (CDL) Neles Walter Farias, as vendas na semana que antecede a data comemorativa caíram 5% ante ao mesmo período do ano passado.
“Esse ano não atraiu tanto o consumidor quanto no ano passado. O efeito da Exposição no ano anterior foi melhor para o varejo,” comentou Farias.
O presidente analisa os fatos que contribuíram para este percentual. “Este é o efeito da crise econômica do país, o desemprego, o consumidor está sem crédito para comprar, caiu também muito à renda, o poder de compra. É o efeito cascata que acabou contribuindo para a queda,” ressaltou Farias.
Ele comenta que houve uma redução nas vendas de modo geral e que no município a queda foi menor que no país que teve o pior desempenho para a data desde 2005. Segundo Serasa, as vendas caíram 8,8% no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado.
O Dia dos Pais é a 1ª data comemorativa do 2° semestre e funciona como um termômetro para as próximas datas, por isso, o presidente destaca que pensando nisso, já foi definida a Semana Liquidaqui. “Será realizada entre os dias 14 e 19 de setembro, para fomentar as vendas. Quem vai ganhar com isso é o comerciante que vai conseguir vender a mercadoria que girou o ano todo e claro, o consumidor que poderá adquirir este produto,”.
O presidente comenta que as vendas no comércio em Rondonópolis acabou acompanhando o cenário nacional. “O efeito acaba sendo geral e segue o cenário nacional. Nós vivemos os piores momentos do país, a margem do comerciante caiu de 20 a 30%, o custo do Brasil é muito caro, a carga tributária alta para o consumidor e para os lojistas. A CDL também luta para defender o consumidor do pagamento dos impostos. É uma luta dos comerciantes e principalmente para o consumidor,” finalizou Neles.