ESPORTES

Rondonópolis está entre os municípios que vão ter Centro de Iniciação Esportiva

Os municípios selecionados para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016 e que compõe o PAC 2, foram anunciados nesta terça-feira (10.12) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou o ministro. Serão 285 centros, distribuídos em 263 municípios, com foco em 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não-olímpica.

Aldo Rebelo cumprimentou prefeitos e prefeitas por terem encontrado dentro do prazo um terreno livre de qualquer impedimento jurídico para o pleno uso na construção do Centro de Iniciação ao Esporte. “O Ministério do Esporte vai oferecer toda a assistência e acompanhar passo a passo para ajudar as prefeituras a superar as dificuldades e as adversidades na construção desse equipamento para que sejam entregues à população antes das Olimpíadas”, completou.

O espaço escolhido pelo prefeito Percival Muniz para a construção do complexo esportivo, é uma área de 7 mil m² localizada na região do Padre Lothar/Vila Rica . “A região do Padre Lothar/Vila Rica é carente de estrutura de esporte e lazer e lá temos lugar para construir o complexo. Vamos valorizar toda aquela região com a chegada desse programa”, disse Percival, que anunciou que Rondonópolis cadastrou o projeto no início deste ano e, no dia do aniversário do município, recebeu a divulgação da seleção. “Isso é muito gratificante”.

O ministro Rebelo lembrou ainda a importância dos municípios valorizarem o esporte com uma estrutura bem montada. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”,.

O que é o Centro de Iniciação ao Esporte

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível. Aqui em Rondonópolis foi selecionado o modelo 3, com área de 7 mil m² no valor de R$ 3,262 milhões para a construção de CEI com o Ginásio Esportivo com arquibancada para 195 pessoas, vestiários, área de apoio, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e um complexo de atletismo. Todos os recursos são do Orçamento Geral da União e não tem exigência de contrapartida do município.

“Quando cadastramos a nossa proposta foi para buscar a construção desse complexo para que tenhamos um lugar com todas essas modalidades disponíveis. Isso vai garantir um futuro esportivo para os estudantes que buscam se especializar em alguns destes esportes e que poderão ser nossos representantes em competições esportivas nacionais e até internacionais num futuro bem próximo”, disse Melquíades Neto, gerente de Departamento dos Projetos da Secretaria DER Infraestrutura do Município.

O secretário de Esportes e Lazer salientou a importância da construção desse complexo, já que Rondonópolis começa a se destacar em muitas modalidades do atletismo, antes mesmo de ter uma estrutura tão completa. “Vamos agora fazer daqui um berço de novos competidores”, disse Sidnei Fernandes.

Já o secretário de Infraestrutura, Argemiro Ferreira, garante que a parte do município vai ser bem desenvolvida. “Vamos adaptar o nosso projeto ao que o terreno possibilita e acompanhar todo o processo de recebimento do recurso e fiscalizar o bom andamento da obra”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo