Impro aprova aplicação de R $ 5 milhões em fundo previdenciário com foco em liquidez e segurança

O Comitê de Investimentos (Cominvest) do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO) deliberou, na última quarta-feira (24), pela aplicação de R $ 5 milhões no fundo BB Previdenciário.
A decisão foi tomada durante a 96ª reunião ordinária do comitê, realizada na sede do instituto.
Participaram da reunião o diretor-presidente do IMPRO, Danilo Ikeda Caetano, a diretora de Finanças e Investimentos, Lucinete Rodrigues de Oliveira, e os representantes dos servidores Fábio de Oliveira Chagas e Ângela Balbina da Silva, conforme estabelecido pela Lei nº 9.041/2016. A pauta da reunião foi exclusivamente dedicada à análise e deliberação sobre a aplicação de recursos do regime próprio de previdência social (RPPS).
Segundo consta na ata, a qual o Regional MT teve acesso, Danilo Ikeda, ressaltou que a escolha do fundo foi orientada por consultoria especializada, com base em análise da lâmina, prospecto e regulamento da aplicação. Ele reforçou a importância de manter o Impro alinhado ao cenário econômico atual para garantir decisões assertivas nas alocações. “É fundamental buscarmos investimentos sólidos, com retorno adequado e, principalmente, liquidez para garantir a sustentabilidade do RPPS”, afirmou.
Lucinete Oliveira destacou que o fundo possui rentabilidade atrelada à taxa Selic, o que o torna vantajoso no atual contexto macroeconômico. Já o representante dos servidores, Fábio Chagas, concordou com a recomendação da consultoria, ressaltando a segurança da aplicação. Angela Balbina também se manifestou favorável, destacando que a movimentação preserva os princípios de segurança e liquidez necessários à previdência municipal.
A deliberação foi unânime entre os presentes.
Durante a reunião, também foi mencionada a realização de uma audiência pública prevista para agosto, com o objetivo de apresentar à sociedade e aos servidores os resultados e estratégias dos investimentos realizados pelo IMPRO.
Por fim, mesmo com a ausência do membro indicado pelo ente federativo, os demais integrantes decidiram dar prosseguimento à reunião, amparados pelo artigo 6º do Regimento Interno do Comitê de Investimentos, que permite a realização da sessão com os membros presentes. A ata da reunião foi lavrada por Lucinete Rodrigues de Oliveira e assinada por todos os participantes.
Fonte: Da Redação