IMPRO injeta mais de R$ 100 milhões no comércio de Rondonópolis e impulsiona economia local

Os dados constam no balancete de contas do próprio instituto, que administra aposentadorias e pensões de servidores municipais. O valor de R$ 100 milhões refere-se aos pagamentos efetuados ao longo dos 12 meses de 2024 e revela não apenas o peso do IMPRO na economia local, mas também o crescimento exponencial da instituição ao longo da última década.
Somente no primeiro semestre de 2025, os pagamentos realizados entre janeiro e junho já somaram R$ 53 milhões — o equivalente a 53% de tudo o que foi desembolsado ao longo do ano anterior.
O salto no volume de pagamentos impressiona. Em 2015, ano de início da histórica gestão do então diretor executivo Roberto Carlos Correa de Carvalho, o total desembolsado em aposentadorias e pensões somava R$ 15,7 milhões. Nove anos depois, o aumento é de 640%.
“O IMPRO é uma instituição sólida, gerida por servidores de carreira eleitos democraticamente, com foco na boa gestão dos recursos públicos. São números expressivos, que demonstram como é possível crescer sem comprometer direitos. Desconheço empresa pública ou privada que tenha elevado sua folha em mais de 600% sem precisar realizar ajustes que impactem os trabalhadores”, afirma Danilo Ikeda, diretor-presidente do instituto.
Com mais de 1.200 beneficiários atualmente, a instituição é responsável por assegurar uma fonte estável de recursos a milhares de famílias, o que impacta diretamente a economia da cidade.
Gestão técnica e agilidade
Diferente de outras unidades federativas e municípios que passaram por reformas previdenciárias, o IMPRO se destaca por manter uma das melhores regras de aposentadoria do país, sem ter precisado aderir às mudanças trazidas pela reforma nacional.
A concessão de benefícios também é destaque. O tempo médio de espera para a aposentadoria é de apenas 26 dias — um índice considerado excelente.
Esse desempenho é atribuído à estrutura administrativa do instituto. A gestão é feita exclusivamente por servidores efetivos, eleitos por voto direto entre os pares. Todos os integrantes da diretoria executiva possuem formação superior, experiência na área e certificações reconhecidas pelo Ministério da Previdência, além de registro no sistema Cadprev.
História e missão
A história começa no ano de 1999, em 25 de agosto de 2005 aconteceu uma reestruturação, por meio da Lei Municipal nº 4.614, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Adilton Sachetti. Desde então, tem evoluído para se tornar uma referência em previdência pública municipal no Brasil.
“Não fizemos mágica. Fizemos gestão. E isso é o que garante hoje a sustentabilidade do IMPRO, que segue com solidez econômica e papel ativo na geração de empregos e renda em Rondonópolis”, conclui Ikeda.
Fonte: Da Assessoria