Semed conquista parceria para estimular talentos e combater trabalho infantil

Alunos do campo e da cidade que expressaram em prosa, versos e desenhos a importância da criança permanecer na escola e ter direito a brincar, concorreram a prêmios especiais. A secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, firmou parceria com o Ministério Público do Trabalho em Rondonópolis – MPT para premiar meninos e meninas que se destacaram como os melhores no concurso realizado em 29 escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto urbanas quanto rurais e indígena.
Mariana Casagranda – procuradora do MPT no município – conta que a parceria iniciada pelo antecessor André Vinicius Melatti faz parte do Programa MPT na Escola que visa promover a conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil e combatê-lo junto à sociedade. Ela conta que o recurso investido na aquisição de bicicletas e jogos educativos é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com um empresário da região para reparar danos morais contra trabalhadores.
“A orientação do MPT é para revertermos essas penalidades para a população. Portanto, o objetivo é destinar para a sociedade para recompor os danos sofridos e promover a consciência dos pais e da comunidade sobre os malefícios do trabalho infantil. O MPT na Escola trabalha também para capacitar os professores que vão orientar essas crianças e desenvolver atividades de conscientização”, observa.
Ana Carla Muniz alertou aos educadores e alunos presentes que a infância é um momento especial da vida das pessoas que não volta mais. A secretária defende que pais, professores e toda sociedade devem reconhecer a importância da criança viver plenamente a infância, inclusive dentro da escola que, na sua opinião também é um espaço para aprender brincando. A gestora agradeceu a parceria e lembrou que já realizou outras ações com o apoio do MPT, como o Programa Bom de Bola, Bom de Escola, na gestão do procurador André Melatti.
Na abertura do evento que foi realizado na sexta-feira (10), no auditório Ipê da sede da Secretaria, Ana Carla destacou ainda a importância do investimento feito na aquisição de parques infantis, brinquedos e jogos para as unidades escolares, em 2013. “Investimos nesses equipamentos porque acreditamos que é possível aprender brincando e formar cidadãos mais felizes e conscientes”, defende.
Os primeiros colocados nas categorias de narrativa, poesia e desenho ganharam uma bicicleta de presente. Aqueles classificados do segundo ao quinto lugar foram premiados com jogos educativos. Os alunos concorreram à premiação por escola e geral.