ECONOMIA

Inflação leva mais da metade dos brasileiros a desistir de comprar roupas e carnes vermelhas

Além de medir a intenção de voto entre os pré-candidatos a presidentes, a pesquisa FSB/BTG divulgada hoje (13) também levantou dados sobre os hábitos dos brasileiros com a volta da inflação e mostrou um quadro chocante. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados deixaram de consumir carne vermelha e 44% já não conseguem abastecer os veículos por causa da carestia.

A queda no consumo da carne vermelha pelo aumento de preço afetou mais as mulheres (62%) do que os homens (48%) e atinge de forma mais intensa quem conta apenas com o ensino fundamental (65%) em comparação a quem tem o ensino médio e superior (49%).

A pesquisa aponta ainda que 60% deixaram de fazer refeições fora de casa e 56% pararam de comprar roupas, itens cujo consumo é menos frequente que carne e combustível.

A lista é completada por frutas, legumes e verduras (35%), produtos de limpeza (31%), remédios (25%), produtos de higiene pessoal (22%) e arroz e feijão (13%).

Ao todo, 77% deixaram de consumir, pelo menos, um dos produtos nos últimos três meses. E, na média, cada entrevistado deixou de comprar quatro produtos por conta do aumento nos preços. Apenas 23% afirmaram que nenhuma dessas mercadorias teve que sair do seu carrinho de supermercado.

Com relação ao atraso ao pagamento de despesas regulares nos últimos três meses, 34% atrasaram a conta de luz, 33%, a fatura do cartão de crédito, 30%, a conta de telefone fixo ou de celular, 29%, a conta de água, 16%, a TV por assinatura, 11%, o plano de saúde e o aluguel, 9%, o financiamento do imóvel e a academia, 7%, a mensalidade escolar, e 5%, a taxa de condomínio.

 

Da Redação (com informações do Instituo FSB/BTG)

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