Comitê flexibiliza uso de máscaras e acaba com toque de recolher, passaporte da vacina não muda

A Prefeitura de Rondonópolis deve editar ainda hoje (27) um novo decreto atualizando as medidas de prevenção à Covid-19 no município. O texto formalizará as decisões tomadas pelo Comitê Gestor que aprovou o fim do toque de recolher e também da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados com duas exceções: as escolas e unidades de Saúde.

As mudanças foram aprovadas por unanimidade. Segundo a secretária de Saúde, Izalba Albuquerque, a flexibilização foi possível devido aos avanços no combate à pandemia.

“Estamos num momento com baixo número de casos e sem óbitos há 34 dias, o que nos dá segurança para fazer essas liberações. Hoje temos apenas dois pacientes de Rondonópolis internados em UTI”, destacou.

Izalba disse ainda que as exceções em relação ao uso de máscaras visam preservar segmentos que ainda são muito sensíveis às contaminações.

“Nós mantivemos as máscaras nas escolas porque estamos ainda com baixa adesão dos pais à vacinação e com um alto número de infecções respiratórias, o  que inclusive tem refletido no funcionamento do Pronto Atendimento Unfantil. Já nas unidades de Saúde, onde há possíveis casos de Covid-19 circulando, a obrigatoriedade do uso de máscaras é para a segurança das pessoas e dos profissionais”, explicou.

CARTÃO DE VACINAÇÃO

Na reunião de hoje o Comitê acabou não discutindo mudanças em relação à apresentação do cartão de vacinação, conhecido popularmente como ‘passaporte da vacina’.

A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que ainda está levantando informações sobre o assunto, mas membros do comitê consultados pela reportagem avaliam que neste caso fica mantido o disposto no decreto anterior.

A últma norma tratando da exigência do cartão de vacinação foi editada em setembro do ano passado. Na época ficou estabelecido que a apresentação do documento seria obrigatória para ingresso em shows, eventos de grande porte e locais fechados com mais de 300 pessoas. 

 

Eduardo Ramos – da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo