GERAL

Vice-prefeito defende políticas públicas de solução para abandono de cães e gatos

Definir políticas públicas para tentar solucionar o drama de abandono e maus tratos de animais em Rondonópolis. Esta é a proposta defendida pelo vice-prefeito Rogério Salles durante reunião com representantes das Ongs protetoras na tarde desta terça-feira (26). A expectativa é conseguir envolver profissionais da saúde e da educação no projeto para diminuir a presença de cães e gatos nas ruas da cidade.

Rogério Salles se reuniu com voluntários das entidades de proteção animal e vereadores para ouvir as reivindicações do setor e dar início às discussões a respeito de parcerias com o Poder Público. Os acolhedores de animais de rua querem receber ajuda financeira da ordem de R$ 20 mil, em forma de subvenção, para investir no controle populacional de cães e gatos, por meio da castração e implantação de chip.

Depois de destacar a importância do trabalho voluntário de homens e mulheres no serviço de proteção animal na cidade, Rogério Salles, defendeu que o recurso seja investido em ações capazes de solucionar o problema de abandono e maus tratos dos bichos que são jogados na rua. “Temos que desenvolver uma política pública para combater esse problema que tem a tendência de piorar”, alerta.

Os participantes do encontro reivindicaram também parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ e das agentes de endemias e de saúde, além das escolas, no sentido de promover a conscientização de crianças e adultos e ajudar a combater os crimes contra os animais. Os agentes da saúde devem ajudar também no sistema de cadastro de cães e gatos existentes na cidade.

O vice-prefeito assumiu o compromisso de levar as reivindicações dos voluntários ao prefeito Percival Muniz e provocar as equipes da Saúde e da Educação para que adotem o projeto das Ongs. “Vou levar a preocupação de todos vocês ao prefeito para que ele possa ver a possibilidade de atender e definir o valor. Também vou cobrar a equipe da Saúde e estimular a da Educação a fazer um trabalho de conscientização. Mas, temos que ver qual a contrapartida. Deve se gastar recurso dentro de uma política que produza resultados para diminuir o problema”, defende.

O encontro teve a participação de representantes das Ongs Cantinho de Proteção Animal, Associação Rondonopolitana de Proteção de Animais Abandonados – Arpaa e Associação Protetora de Animais de Rondonópolis – Apar, junto com o veterinário Érico Morais e os vereadores Adonias Fernandes e Cláudio Antonio de Carvalho – o Cláudio da Farmácia. Os dois parlamentares assumiram o compromisso de trabalhar em prol ao projeto das Ongs de Proteção Animal.

Fonte:ASCOM/Predeitura Municipal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo