POLÍTICA

Salles não quer perda de foco na revisão de Plano Diretor

Na primeira reunião com os membros da Comissão Permanente Técnica de Desenvolvimento Urbano – Codeur, depois da portaria nº 17.991, de 23 de fevereiro de 2015, o vice-prefeito Rogério Salles solicitou, na manhã desta terça-feira (10), que a revisão do texto do Plano Diretor tem de ser um trabalho autônomo e com foco único no crescimento planejado de Rondonópolis para os próximos anos. Salles afirmou que, apesar de estarem todos convidados a participar, não se deve perder tempo com discussões e requisições que beneficiarão grupos específicos.

“O que tem de ficar bem claro, para todos, é que o que vai ser feito aqui é para o bem da cidade. A Codeur pode até sofrer pressão, mas deverá manter o foco no Plano Diretor, que vai nortear o desenvolvimento da cidade”, expôs Salles, que apesar de não fazer parte da Comissão, acompanhará todo o processo.

Na presidência da Codeur está o secretário de Habitação e Urbanismo, Roberto Carlos de Carvalho, que para a próxima semana já confirmou a primeira audiência pública que envolverá os membros da Comissão, a empresa ‘Ambiental’, de Curitiba, que conduzirá a parte técnica de formatação do novo texto,

e a população geral. A audiência pública será no auditório da Câmara de Vereadores, no dia 17, às 19h. A ‘Ambiental’ ainda promove uma oficina técnica fechada aos membros no mesmo dia e mais três oficinas comunitárias na Grande Vila Aurora e Cidade Salmen, no dia 18, e na Vila Operária, no dia 19.

Roberto Carlos disse que a meta da Codeur é ter o novo Plano Diretor formatado e aprovado na Câmara antes até o final deste ano. Para fiscalizar as deliberações técnicas feitas pela Comissão e a ‘Ambiental’, será formado nas próximas semanas um Conselho, com 60% dos membros vinculados a entidades da sociedade civil organizada e 40% do Poder Público. “Este Conselho será a representação da sociedade como um todo, por isso queremos contar com a participação de pessoas de todos os setores para que cada um traga as informações técnicas e peculiares do seguimento que representa”.

A Codeur é composta por representantes do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear; Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Procuradoria-geral; Gabinete de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito; Secretaria Municipal de Receita; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis – Ippur; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social; e, Secretaria Municipal de Infraestrutura. O atual Plano Diretor foi feito em 2006.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo