Secretária ressalta importância de união entre saúde e educação para futuras pedagogas

A secretária Municipal de Saúde Marildes Ferreira visitou, a convite, o 4º ano de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFTM, campus Rondonópolis, na manhã desta quinta-feira (30), e falou sobre a importância de uma visão social para o desenvolvimento das políticas de saúde e a necessidade de uma parceria efetiva com a educação.

Na conversa com as futuras pedagogas, Marildes ressaltou sobre o funcionamento do programa federal ‘Saúde na Escola’, que já permitiu em Rondonópolis a identificação e mapeamento de novos casos de hanseníase e outras graves enfermidades.

“Hoje em dia não há como trabalhar saúde sem um olhar social, mais aprofundado da sociedade como um todo. Temos de respeitar as peculiaridades e os problemas em que estão inseridos os indivíduos, fora do quadro propriamente clínico, como a situação de moradia, o saneamento básico, o ambiente escolar e vários outros aspectos”, reforçou a secretária.

A professora do curso de pedagogia da UFMT Débora Pedrotti explicou o porquê considera fundamental a troca de informações entre os representantes do poder público com aqueles que estarão em breve pondo seus conhecimentos a serviço da sociedade. “A gente sempre tenta fazer esta ponte com quem está na gestão pública para ouvir deles a realidade que vivemos e que os próprios alunos vão estar diariamente inseridos profissionalmente”, disse.

Especificamente sobre a junção da parceria educação/saúde, Marildes disse considerar que apesar de não ter a obrigação de ter um conhecimento técnico aprofundado, o professor tem sido em Rondonópolis um profissional de grande importância para o avanço das políticas públicas em saúde. “Recebemos inúmeras ligações de professores que têm a sensibilidade de notar em sala de aula algum desvio psicológico, comportamental ou mesmo quadros de doenças físicas e isto tem sido uma porta de entrada fundamental para nós da saúde. A partir deste alerta, conseguimos rastrear a família deste aluno, o bairro que ele mora e ir desenvolvendo nosso trabalho cada dia de maneira abrangente”, finalizou a secretária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo