“Janeiro Branco” conscientiza para cuidados com a saúde mental

Em alusão ao “Janeiro Branco”, mês em que há vários anos se intensificam em todo país ações de mobilização da sociedade em favor de valorização e da prevenção da saúde mental e emocional, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, está com uma programação especial.

A campanha, com atividades até o dia 31 de janeiro, pretende despertar a reflexão sobre a condição psíquica e existencial do indivíduo. A programação em Rondonópolis conta com várias iniciativas para abordar a saúde mental como algo fundamental para o desenvolvimento humano. São rodas de conversas, palestras socioeducativas nas unidades de saúde, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD (Álcool e Droga) e Infantil.

Está prevista também a realização de palestras pela equipe multidisciplinar em escolas da cidade, que estão com aulas durante este primeiro mês de 2020. As interessadas em receber as palestras sobre o tema devem contactar a Secretaria de Saúde, por meio do telefone: 3410-0213, durante o horário comercial, informou a coordenadora do Programa de Saúde Mental em Rondonópolis, Mariá Miranda Rocha.

“A programação visa sensibilizar e fazer um alerta sobre a importância do cuidado com saúde mental”, observou Mariá, acrescentando que “os cuidados devem ser constantes, cultivando momentos de descanso e lazer, prática de exercícios físicos e valorização daquilo que faz bem para si, que pode ser bem particular, desde ouvir uma música até encontros com amigos, familiares, realizar leituras agradáveis e viagens, etc”.

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, tem crescido o número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e saúde emocional.  Diante disso, a campanha realizada em várias cidades brasileiras vem com o propósito de fazer com que as pessoas reflitam mais sobre si mesmas e propondo uma mudança de vida neste início de ano e a “buscar uma vida mais feliz para si mesmas”, assinalou Mariá.

CAMPANHA

O mês de janeiro foi escolhido para ser o período dedicado à saúde mental por alguns motivos peculiares, entre os quais o fato de ser o mês em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, de novos planos e novo estilo de vida. Os idealizadores da campanha quiseram aproveitar esse clima de início de ano para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental.

“Pensando na influência do primeiro mês do ano em termos simbólicos e culturais criou-se o Janeiro Branco em 2014. A alusão feita ao branco tem ligação com receber uma folha ou uma tela limpa, com possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida”, explicou Mariá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo