Procon aponta idosos e menos esclarecidos como principais vítimas

Prevenir e conscientizar sobre a propaganda enganosa. Esse foi o contexto do curso promovido pelo Ministério Público, na cidade de Brasília, entre os dias 19 a 21 de maio. O Coordenador Executivo e o Superintendente do Procon do município, Alexandre Júlio Júnior e Eduardo Duarte, respectivamente, participaram do evento que teve como objetivo propor soluções entre os órgãos de defesa do consumidor, com relação aos segmentos de alimentos e ao estímulo da oferta de crédito.
Eduardo Duarte explica que as pessoas mais atingidas com a prática são da geração melhor idade que recebem propostas de financiamento a juros zero. Outro grupo vítima da propaganda enganosa é o daqueles menos esclarecidos que, na maioria das vezes, acreditam em promoções que não respeitam os critérios exigidos pelos órgãos de fiscalização.
Uma das preocupações dos Procons é os tablóides de propaganda de lojas e supermercados. Muitas empresas do segmento apostam na venda de produtos com brindes, sem informações sobre a idade recomendável, nem o selo do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para atestar a condição do produto.
Com relação às facilidades de financiamento, Eduardo Duarte percebe um crescimento na oferta de crédito. As compras parceladas, sejam em cartões de crédito ou de lojas, na maioria, são uma forma de enganar o consumidor com vantagens como isenção de taxas de juros ou parcelamentos sem entrada.
Da assessoria