José Carlos do Pátio (SD): Conheça as principais propostas dos candidatos a prefeito de Rondonópolis

O deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) que disputa a majoritária ao lado do professor Ubaldo Barros (PTB) se diz motivado a concorrer o cargo de prefeito novamente em virtude dos indicadores sociais. “Nós precisamos melhorar os indicadores sociais na área da longevidade, mortalidade infantil, renda média, média de escolaridade, reduzir o índice de analfabetismo. Rondonópolis hoje é a cidade no ranking dos 5565 municípios número 453 e meu sonho é colocar Rondonópolis entre as 100 cidades do Brasil,” disse o candidato.
O candidato destacou algumas medidas que tomará para incentivar a economia e a geração de empregos no município. “Vamos investir na infraestrutura dos distritos industriais, também atrair obras nas áreas de saneamento e de habitação. Trazer junto com o Governo do Estado o banco de fomento; empresas para buscar linhas de financiamento para a própria cidade e para micro e pequenos empreendimentos.”.
Com relação à segurança, o candidato disse que falta efetivo para o município e destacou que a área é de competência do Governo do Estado. “Precisamos primeiro cobrar a ampliação de efetivo do Estado, o governador fez um compromisso conosco, hoje estamos formando 135 homens aqui do município de Rondonópolis, também ampliamos o número de policiais civis e agora não resta dúvida que o município poderá dar um suporte nisto, mas é competência do Estado,” comentou o candidato.
O candidato Zé Carlos do Pátio definiu algumas prioridades para sua gestão caso seja eleito. “Terminar toda política de saneamento básico de Rondonópolis, deixar a cidade com 100%. Na educação infantil, que são as creches, o meu sonho é procurar gradativamente aproximar da universalização da educação infantil. Hoje a pré-escola já está próxima da universalização, mas as creches não, com isso nós vamos preparar nossas crianças para o ensino fundamental em condições melhores,” comentou Pátio.
Questionado sobre qual seria sua primeira ação imediata como prefeito, o candidato do partido Solidariedade disse que pretende terminar as obras que estão em andamento. “Hoje temos o ‘Celina Bezerra’ com quatro mil apartamentos parados, o ‘Dona Neuma’ conjunto habitacional que tem 500 casas paradas, temos que terminar o parque do Escondidinho, o parque das Mangueiras, o meu medo é esse dinheiro volte para Brasília e fique nesta situação”, disse o prefeitável.
O candidato ainda falou sobre o tema “Transporte Coletivo” apresentado pela reportagem do jornal Folha Regional. “Nós temos que inverter os valores, ao invés de investir no transporte individual, tem que investir no transporte coletivo, nosso transporte coletivo tem que primeiro, fazer uma nova licitação porque a concessão dele está vencida, segundo ele tem que cumprir horários, tem que rediscutir as linhas de ônibus, tem que construir já corredores em locais de maiores fluxos de veículos, para que possa priorizar o transporte coletivo, temos que criar uma consciência no cidadão que economize mais, em termos de sustentabilidade é muito melhor valorizar o transporte coletivo,” disse Pátio.
Ao avaliar sobre qual seria o principal problema atual do município, o candidato comentou que obteve uma grande conquista com a inauguração dos leitos de UTIs na Santa Casa de Misericórdia. Mas que ainda pretende trazer melhorias na área da saúde. “A gente trouxe a clínica de hemodinâmica para Rondonópolis, só que ela não está atendendo no SUS queremos credenciá-la ao SUS para fazer cateterismo, angioplastia, cirurgia cardíaca aberta aqui em Rondonópolis. E também a contratualização em alta complexidade em ortopedia e traumatologia no Hospital Regional e ampliar a parte da saúde básica do município”.
O candidato ainda destacou que pretende acabar com as filas de espera de cirurgias eletivas. “Hoje o município não chega a 80% do atendimento da rede do Programa de Saúde da Família (PSF) nós temos que ampliá-lo e eu quando fui prefeito, nós conseguimos o dinheiro da UPA e agora temos que estruturá-la também. É necessário também reduzir as filas de cirurgias eletivas, quando fui prefeito na gestão nós conseguimos zerar fila tinha mais de 6 mil.
Zé Carlos do Pátio fez uma avaliação quanto o sistema Rotativo Rondon e ao Pátio Rondon. “Hoje no Brasil inteiro já existe Rotativo Rondon, até em cidades menores que Rondonópolis. Só que no município tem dois problemas que precisam ser corrigidos: o preço é alto demais da taxa do Rotativo Rondon e há uma intolerância muito grande, qualquer coisa já está guinchando. Como é uma concessão, devemos entrar na Justiça para suspender esse Rotativo e fazer uma auditoria,” disse o candidato.
“Já o Pátio Rondon é algo que estou abominando, eu sou contra a conduta do município em meio aos veículos de trabalhadores, já tivemos prefeitos que leiloou casas e agora tem prefeito que leiloa veículos, eu não acho que o município tem que estar assumindo esse tipo de procedimento, tem que manter Rotativo tem, mas o Pátio Rondon está sendo muito cruel com o trabalhador,” avaliou Zé Carlos do Pátio.
Com relação à área social, ele propõe retomar alguns programas sociais. “Retomar e reerguer a Secretaria de Promoção Social, o cursinho de pré-vestibular Zumbi dos Palmares, voltar o programa de erradicação infantil, a rede cidadã, ampliar o CRAS, monitorar, apoiar e melhorar as condições das famílias que estão abaixo da pobreza.”
Por fim, o candidato disse que mesmo com a crise nacional é possível conseguir obter recursos para fomentar o crescimento para o município. “Basta fazer projetos, o poder publico tem que fomentar esse crescimento, para se ter uma ideia na área do FNDE há muitos recursos para educação infantil (creches, escolas, educação do campo, ensino integral). Nós vamos trabalhar em todas as áreas, no saneamento ainda tem dinheiro em caixa para concluir, na área de habitação temos 4.500 casas para terminar. Existe programa do Governo Federal na área de habitação basta você montar os projetos e trabalhar neste sentido você vai gerar emprego,” disse o candidato.
Para a área do Meio Ambiente, Zé Carlos do Pátio disse que o município avançou muito nesse aspecto. “Temos saneamento básico em quase todos os bairros, rede de esgoto, melhoramos a captação de água, estação de tratamento de esgoto, agora vamos trabalhar a questão da reciclagem e compostagem do lixo. Os parques ambientais que conseguimos recursos já é um grande avanço, quero viabilizar equipamentos urbanos na área onde as pessoas têm qualidade de vida e sustentabilidade,” concluiu o candidato.