José Carlos e Dona Neuma assinam carta pela democracia, documento já tem mais de 700 mil adesões

O prefeito José Carlos do Pátio e a primeira-dama Neuma de Morais, ambos do PSB, assinaram a ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!’. O documento será lançado oficialmente no próximo dia 11 de agosto e já reúne cerca de 720 mil assinaturas de empresários, juristas, políticos, artistas e cidadãos de todo o país.
“A democracia é o bem mais precioso que temos. Ela foi conquistada com muita luta e precisa ser defendida por todos”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.
Dona Neuma, que é pré-candidata da deputada federal, também defende a mobilização da sociedade em defesa da democracia. Para ela, a reação popular é fundamental para assegurar o respeito as regras e evitar tentativas de golpe ou de tumulto no processo eleitoral.
Na opinião da primeira-dama, o envolvimento da população pode evitar a repetição no Brasil de ações radicais semelhantes às verificadas na eleição dos Estados Unidos – onde aliados do ex-presidente Trump chegaram a invadir a sede do Congresso, provocando confusões que resultaram em mortes e centenas de feridos.
“Não podemos ficar imóveis diante daqueles que querem destruir nossa democracia. Esta carta sinaliza que nós, povo brasileiro, confiamos na democracia e exigimos o respeito à livre vontade dos eleitores expressa no voto”, disse Neuma.
“Temos um sistema eleitoral confiável, que tem se mostrado à prova de fraudes. O que está em jogo é o direito de conduzir nosso próprio destino com paz e segurança. Precisamos estar vigilantes”, completou.
ADESÕES
A carta foi elaborada por ex-alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP e remete a um documento elaborado em 1977, em que várias personalidades brasileiras cobraram o fim da Ditadura Militar e a volta da democracia. A nova edição não cita nomes, mas é considerada uma resposta às ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) de não aceitar o resultado das eleições.
O documento critica “ataques infundados e desacompanhados de provas” em relação ao processo eleitoral, à democracia e ao Estado de direito. Também afirma ser “intoleráveis” as ameaças a outros poderes e a setores da sociedade, além da “incitação da violência e a ruptura da ordem constitucional”.
A íntegra da carta está disponível neste link e pode ser assinada digitalmente por qualquer cidadão. Para aderir, basta preencher um breve formulário informando o nome, CPF e e-mail.
Entre as lideranças e personalidades que já assinaram a carta estão o ex-governador Blairo Maggi; os ex-ministros do STF, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto; artistas como Fernanda Montenegro e Chico Buarque, além de atletas, sindicalistas e profissionais de várias áreas.
Eduardo Ramos – Da Redação



