25.7 C
Rondonópolis
domingo, maio 5, 2024

Jovens fazem caminhada antitabaco e Proerd troca nicotina por vitamina

A caminhada contra o tabaco e as drogas realizada por alunos da Escola Adventista de Rondonópolis, na manhã desta sexta-feira (29), movimentou o centro da cidade. A novidade este ano foi a ação dos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que além de aderir a caminhada, trocaram cigarro por uma fruta na Praça Brasil.

De acordo com a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Ormund, a programação faz parte do calendário nacional de saúde. “Estamos desde o início da semana realizando e apoiando vários eventos alusivos a Semana Nacional Antidrogas e especialmente nesta sexta-feira focamos nossa atenção contra o cigarro por ser o Dia Nacional Contra o Fumo”, disse.

Eliane considera fundamental o debate sobre o cigarro por se tratar de uma porta de entrada para outros vícios. “É um caminho para o uso de outras drogas que afetam nossa sociedade, sem contar os vários males à saúde, desencadeando doenças cardíacas e levando milhares à morte no país e no mundo. Hoje já existem estudos inclusive dos prejuízos que a fumaça traz aos fumantes passivos, que pode, inclusive provocar doenças graves. A mãe que fuma grávida, por exemplo, pode gerar um bebê com problemas respiratórios. É a nossa droga legalizada, sem dúvida”, disse Eliane Ormund.

Os alunos da Adventista ilustraram a preocupação da gerente municipal de saúde com um caixão, que abriu a caminhada para chamar a atenção de pessoas que transitavam pelo centro.

Proerd

Já os alunos do Proerd partiram para a prática e não somente a conscientização na Praça Brasil. Com o projeto “Troque a nicotina por uma vitamina” as crianças recolheram os maços de cigarro dos fumantes que se dispuseram a participar da ação e trocaram por uma fruta. Todos os cigarros recolhidos pelos estudantes, foram jogados no lixo. A intenção foi realmente sensibilizar aos fumantes para deixarem de fumar.

Membros do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde do Município, profissionais dos Centros de Apoio Psicossocial – CAPS, da Pastoral da Sobriedade, do Gabinete de Apoio a Segurança Pública – Gasp e do Ministério Público, reforçaram a caminhada.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO