Juntas, dengue e gripe podem pressionar sistema de saúde, diz ministra

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta nesta quarta-feira (20) para um aumento classificado pela pasta como antecipado de casos de vírus respiratórios no país. “Parece que todos os problemas de saúde foram antecipados este ano”, brincou, ao se referir à explosão de casos de dengue fora do período mais comum. “Isso não é por acaso, tem a ver com fatores climáticos e ligados aos próprios vírus”, explicou.

Acesse o nosso grupo do WhatsApp aqui
“A dengue é o mais grave problema de saúde pública que temos hoje, mas não é o único. E nós não queremos descuidar das outras doenças”, avaliou Nísia. “Vejo como uma situação de alerta porque, em alguns municípios e estados, se houver essa concomitância [de casos de dengue e de gripe], o que podemos ter, naturalmente, é uma pressão maior sobre os sistemas de saúde e isso pode nos levar a tomar mais medidas”, completou.
A ministra lembrou que, em razão do cenário epidemiológico, a pasta antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe, prevista para começar no próximo dia 25. Ela lembrou que, em algumas localidades, como no Distrito Federal, a imunização já começou e pediu que as pessoas que compõem o público-alvo definido procurem os postos de saúde para receber a dose.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Folha Regional MT e receba notícias em tempo real.
Leia Também
- Governo de MT oficializa promoção de 513 militares, entrega viaturas e anuncia novo Comando-Geral do Corpo de Bombeiros
- Município lança obra do 1º prédio próprio do CAPS Infantil de Rondonópolis
- Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6×1
- Unidades de saúde recebem novas longarinas para melhoria do atendimento
- Fechamento do comércio de Rondonópolis aos domingos e feriados será debatido nos próximos dias



