SAÚDE

Baixa umidade do ar em Rondonópolis: especialista alerta para cuidados com a saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nos últimos dias alertas para Rondonópolis e região devido aos baixos índices de umidade relativa do ar, que chegaram a níveis críticos, inferiores a 20%, bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da baixa umidade, as temperaturas variam entre manhãs frias e tardes quentes, intensificando os riscos à saúde.
 

Mesmo com temperaturas mais amenas, o clima seco aumenta significativamente os casos de problemas respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, esse período exige atenção redobrada, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas pulmonares ou cardíacas.
 

“A baixa umidade do ar deixa as vias respiratórias mais sensíveis, facilitando crises de rinite, sinusite e asma. Manter o corpo hidratado, proteger as vias aéreas e evitar a exposição a poluentes são medidas simples, mas que fazem diferença para preservar a saúde”, explica Cleciene dos Anjos Musquim, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.
 

A especialista ainda destaca que hidratar o corpo e proteger as vias respiratórias é fundamental. “Além da ingestão frequente de líquidos, é importante higienizar as narinas com soro fisiológico, proteger a pele com loções hidratantes e buscar atendimento médico ao menor sinal de mal-estar ou dificuldade para respirar”, orienta.
 

Fonte: Da Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo