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Leis e Likes: STF reúne 26 influenciadores para imersão sobre Justiça, cidadania e direitos fundamentais 

O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Redes Cordiais, realiza o evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital” nos próximos dias 13 e 14 de agosto. A segunda edição do encontro, que aconteceu pela primeira vez em agosto de 2024, vai reunir 26 influenciadoras e influenciadores digitais de diferentes perfis, nichos de conteúdo e regiões do país, além da ministra e de ministros do STF, representantes de entidades jurídicas e da sociedade civil para uma imersão sobre funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito. Nenhum influencer recebe cachê por sua participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas.

A proposta é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais, promovendo uma troca direta com a magistratura sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.

Durante a programação, os participantes terão visita guiada ao STF, acompanhamento de uma sessão no Plenário, além de rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e  Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.

“Estreitar o diálogo entre as instituições e a sociedade fortalece a democracia. Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais. A segunda edição deste evento certamente levará lições de nossa Constituição para as redes sociais”, afirma o ministro Luís Roberto Barroso.

Para Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, a segunda edição do Leis e Likes reconhece que o debate público passa pelas redes sociais na atualidade. “Reunir criadores de conteúdo com ministros do STF é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário e fortalecer a democracia”, destaca a especialista.

O evento conta com o apoio do YouTube, da OAB Nacional e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e com uma parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC).

Acompanhe o Leis e Likes 2025

Ao longo dos dois dias, os influenciadores são convidados a compartilhar a experiência em tempo real com seus públicos, promovendo transparência, educação cívica e engajamento qualificado.

Acompanhe o Leis e Likes nos perfis oficiais do STF nas redes sociais e por meio dos canais dos participantes confirmados:

@historiasdeterapia (Alexandre Simone e Lucas Galdino) @anaterra.oli (Anaterra Oliveira) @antoniotabet (Antonio Tabet) @beatrisbrantes (Beatris Brantes) @betaboechat (Beta Boechat) @umbipolar (Biel Braga) @cecilia.dassi (Cecília Dassi) @naoinviabilize (Deia Freitas) @frednicacio (Fred Nicácio) @afrocrente (Jackson Augusto) @jooj (Jooj Natu) @lailazaid (Laila Zaid) @luaxavier (Luana Xavier) @vogalizandoahistoria (Marco Viricimo e Vitor Vogel) @mizaelsilv (Mizael Silva) @nandogald (Nando Gald) @nathfinancas (Nath Finanças) @pfranca (Pedro Henrique França) @braidsrafa (Rafa Xavier) @3palavrinhas (Reinaldo Heleno) @sabrinafidalgoo (Sabrina Fidalgo) @profsaradovale (Sara do Vale) @oyurimarcal (Yuri Marçal)

Saiba mais

Leis e likes: papel do Judiciário e influência digital é o maior evento de mobilização e sensibilização de influenciadoras e influenciadores digitais da comunicação pública brasileira. Em 2024, a primeira edição ampliou em 30% a imagem positiva do STF na imprensa, foi tema de mais de 400 conteúdos produzidos pelos influencers durante a sua realização e fomentou a criação de uma rede de apoio ao Tribunal que, em collabs posteriores no Instagram, tem feito com que mensagens-chave do Supremo cheguem a até 80% de não seguidores do perfil @supremotribunalfederal, ampliando organicamente a presença digital da Corte, alcançando públicos que jamais teria e cumprindo o maior objetivo da atual gestão: aproximar o Tribunal da Constituição da população.

Sobre o Redes Cordiais – O Redes Cordiais foi fundado em 2018 com a missão de construir redes mais saudáveis e confiáveis. Um espaço público de diálogo e troca, numa internet livre, no qual a liberdade de expressão crie comunidades comprometidas com diálogos democráticos. Em parceria com entidades e outras instituições dos setores público e privado, aposta na educação midiática e no conjunto de habilidades que permite lidar de maneira responsável e crítica com as mídias, do jornal impresso aos vídeos do aplicativo da vez. Aposta no poder do diálogo, na informação de qualidade que o jornalismo ajuda a difundir e na tolerância. Saiba mais em www.redescordiais.org.br.

Fonte: STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL)

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