GERAL

Levantamento no Parque Cristalino identifica novas espécies

Um levantamento realizado através do Programa Flora Cristalino, uma iniciativa da ONG Fundação Ecológica Cristalino e do Royal Botânicas Garden – Kew, mostra a considerável diversidade ecológica do Parque Estadual, com o registro de espécies até então desconhecidas no Mato Grosso e mesmo no Brasil. O levantamento, realizado em conjunto com entidades ambientais, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Entre os dias 24 de janeiro e 13 de fevereiro de 2008, técnicos da Sema integraram a equipe que realizou o trabalho de campo no Parque. Espécies da flora e amostras do solo foram coletadas e encaminhadas para análise. Também foram registradas descrições da fisionomia e da composição florística. O objetivo do levantamento é fortalecer o Parque Estadual Cristalino, importante Unidade de Conservação da Amazônia, além de criar subsídios que constarão no plano de manejo e guiará atividades futuras a serem desenvolvidas no Parque.
Segundo o analista de meio ambiente da Sema, Elton Antônio Silveira, que participou dos trabalhos de campo, a diversidade de habitats do Cristalino proporciona uma fauna e uma flora diferenciadas. “Esses fatores demonstram o quanto o parque é importante”, disse Elton.
Através das análises dos materiais coletados, foram identificadas espécies novas para Mato Grosso, incluindo uma espécie de Compositae, até então não conhecida no Brasil. O grande número de tipos vegetacionais encontrados dentro e nas vizinhanças do parque contribui para sua considerável diversidade biológica. Até o momento foram coletadas mais de mil espécies de plantas vasculares, distribuídas em 144 famílias.
Os estudos sobre a flora do Cristalino são recentes e apontam para a existência de espécies ainda desconhecidas. Por isso, a unidade é considerada pelo Ministério do Meio Ambiente, como área prioritária para preservação. O relatório preliminar sobre o levantamento será divulgado no site da Sema.

O PARQUE

O Parque Estadual Cristalino compreende uma região localizada no extremo Norte de Mato Grosso, nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta. Criada em junho de 2000, a unidade constitui uma das áreas mais importantes para conservação na Amazônia brasileira, devido à sua elevada biodiversidade e à constante pressão antrópica sofrida pela região. A área total do parque é de aproximadamente 184.900 hectares.
A Sema é uma das instituições que apóiam o Programa Flora Cristalino, desenvolvido desde 2006 pela ONG Fundação Ecológica Cristalino. O objetivo do programa é promover a conservação do parque através da produção de conhecimento científico sobre a sua flora e a capacitação do pessoal local. Os dados obtidos nas pesquisas científicas são usados para a criação de material de divulgação, elaboração de planos de manejo de unidades de conservação da região, produção de artigos científicos, além de contribuir para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental.
O Programa Flora Cristalino é uma parceria entre Fundação Ecológica Cristalino, Royal Botanics Gardens – Kew, e Fauna and Flora International. A Universidade do Estado de Mato Grosso e a Rio Tinto também apóiam o projeto.

Assessoria SEMA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo