Chuvas pontuais desaceleram o plantio de soja em regiões de MT

A falta de chuva diminuiu o ritmo ou paralisou o plantio da safra 2008/2009 de soja nesta semana em algumas regiões do estado. No Médio-Norte, alguns municípios tiveram os trabalhos suspensos, pois não chove há mais de dez dias. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), ao apontar que até quinta-feira (16.10), o plantio atingiu 15,3% da área destinada à cultura em Mato Grosso. O avanço foi de 6.6 pontos percentuais sobre a semana anterior (09.10), mas poderia ter sido maior, se não fosse o clima.
Em Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Lucas do Rio Verde, a preocupação também é quanto ao desenvolvimento das plantas, pois esses municípios estão localizados na região Médio-Norte, que normalmente inicia o plantio mais cedo com a utilização de variedades precoces. “Mesmo nas propriedades onde as semeaduras já foram realizadas, a falta de chuva poderá comprometer o desenvolvimento das plantas ou até mesmo indicar a necessidade do replantio”, pontua o conselheiro fiscal da Aprosoja/MT, Naildo Lopes.
A partir da segunda semana de outubro, normalmente o plantio é intensificado no estado por conta da regularização das chuvas. “Estamos acompanhando atentamente o andamento da safra, pois com a alta temperatura do solo e a baixa umidade do ar, a planta consome mais energia para poder se manter viva”, explica o gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas.
Segundo a analista de Grãos e Fibras do Imea, Maria Amélia Tirloni, o Oeste ampliou a liderança do plantio no final da segunda quinzena de outubro porque não parou totalmente o plantio, apesar das chuvas esparsas. A região avançou para 24% o plantio até quinta-feira (16.10) ante os 14,9% registados na semana anterior.
Na próxima semana, o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, e o fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e coordenador da Comissão de Defesa Sanitária e Vegetal de Mato Grosso (CDSV/MT) visitarão lavouras nas regiões Norte e Médio-Norte do estado para acompanhar o andamento da safra.
Portal do Agronegócio



