POLÍTICA

Ibrahim destaca importância da doação de medula

A importância da doação de medula óssea foi destacada na tarde desta quarta-feira (12) na tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Ibrahim Zaher (PSD). O parlamentar que recentemente assistiu o sofrimento de um amigo que perdeu a sobrinha que precisava de um transplante destacou que as pessoas devem se sensibilizar para serem cadastrados para doação nas campanhas que acontecem na cidade.

De acordo com ele, campanhas para a doação de medula já foram organizadas na cidade pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) e pelo Rotary Clube. Palestras da Assembleia Legislativa para chamar a atenção da população para a Semana de Conscientização da Importância de Doação de Medula também informam sobre o tema, mas salienta que ainda é pouco perante a necessidade de quem precisa receber a medula devido a pouca compatibilidade para o transplante, que é de um para 100 mil.

As campanhas para cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) ocorrem de dois em dois anos e hoje o banco de dados do Brasil conta com 3,5 milhões de registros, sendo o terceiro maior do mundo, mas mesmo assim, ainda é pouco quando se trata das células mães ou células tronco.

“Para se cadastrar é preciso participar da campanha e colher 10 ml de sangue, se houver compatibilidade, a pessoa será informada e terá que ir para um hospital ou clínica fazer o procedimento que não é muito complicado, dependendo do tipo, no mesmo dia o doador pode voltar para casa”, destacou.

Geralmente os pacientes que precisam receber medula são os que têm leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas ou casos de aplasia de medula.

Ibrahim lembra que o para ser doador é preciso ter entre 18 e 45 anos com peso mínimo de 50kg, altura superior a 1,5m e não ter sido submetido a transfusão de sangue após 1980. Em Mato Grosso, o órgão credenciado no REDOME é o Hemocentro em Cuiabá, nas demais cidades acontecem em campanhas esporádicas.
Assessoria com Radação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo