Guiratinga e São José do Povo retomam obrigatoriedade do uso de máscaras faciais

A partir da segunda-feira (13) volta a ser obrigatório o uso de máscaras faciais em todo o município de São José do Povo. A decisão está prevista no Decreto nº 37/2022, publicado ontem. Em Guiratinga a Prefeitura o uso de máscaras passou a ser cobrado na última quinta-feira (09), mas apenas em locais fechados.

Nos dois casos as medidas foram tomadas como forma de conter o aumento das contaminações por Covid-19.

Em Guiratinga a medida será cobrada em todos os estabelecimentos públicos e privados. O município que tem uma população de 15.740 pessoas, já registrou 1.842 casos e 41 óbitos causados pela doença. O último boletim divulgado nesta semana aponta que a cidade tem agora 23 casos ativos.

Já em São José do Povo a exigência do uso de máscaras vale para locais fechados e cobertos, em eventos e estabelecimentos públicos ou privados. Inicialmente a obrigatoriedade valerá até o dia 31 de julho de 2022, podendo ser prorrogada se as contaminações continuarem aumetando.

Conforme a Prefeitura, a retomada do uso de máscaras foi decidida por causa do avanço da Covid-19 e também devido ao aumento de casos de contaminação pelo vírus influenza (gripe comum).

O município informa ainda que a decisão foi reforçada pela portaria nº 13, editada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, também restabelecendo medidas de prevenção em todas as unidades do Poder Judiciário no Estado.

São José do Povo tem 4.102 habitantes e o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que há apenas um caso ativo no município neste momento. O paciente está em isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia São José do Povo confirmou 501 contaminações e oito mortes causadas pela Covid-19.

RONDONÓPOLIS

Em Rondonópolis o uso de máscaras continua obrigatório em escolas e também nas unidades de saúde. Segundo o chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padin, por enquanto não há necessidade de ampliar a medida e nas demais situações o uso das máscaras é uma decisão individual.

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo