PANORAMA POLÍTICO

PANORAMA POLÍTICO: EDIÇÃO 950

De olho Os três vereadores eleitos pelo PSB em Rondonópolis nas eleições municipais de 2024: Vinícius Amoroso, Beto do Amendoim e Orivaldo Kaza Grande, avaliam a possibilidade de disputar cargos em âmbito estadual e federal no pleito de 2026. A movimentação é considerada uma resposta ao chamado “efeito Zaeli”, em referência ao ex-vereador Rodrigo da Zaeli, que conseguiu assumir uma vaga na Câmara Federal mesmo como segundo suplente do PL nas eleições de 2022.

De olho II Entre os nomes cotados está o vereador Vinicius Amoroso, o mais votado da legenda no último pleito municipal. Nos bastidores, Amoroso não tem descartado uma possível candidatura à Câmara dos Deputados pelo PSB. A interlocutores, ele tem sinalizado que o partido pode viabilizar sua candidatura com base no desempenho obtido nas urnas locais e na abertura de espaço político gerado por mudanças no cenário nacional e estadual.

De olho III Outro nome que avalia a entrada na disputa é o vereador Beto do Amendoim. Embora ainda trate o assunto com cautela, o parlamentar admite a possibilidade de candidatura caso o contexto político se mostre favorável.

De olho IV Ambos observam com atenção o precedente criado por Rodrigo da Zaeli, que obteve a segunda suplência do PL em 2022 e acabou assumindo o mandato no fim de 2024, após a eleição de Abílio Brunini para a Prefeitura de Cuiabá e a efetivação do primeiro suplente, Nelson Barbudo, devido ao falecimento da deputada federal Amália Barros.

De Olho V Além de Amoroso e Beto, o vereador Kaza Grande também tem sinalizado, ainda que de forma discreta, que pode disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A possível candidatura ainda está em fase inicial de articulação e dependerá do cenário político nos próximos meses.

Fonte: Da redação

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo