Maior da cidade, nova da rotatória da Rio Branco permite facilidade de ida e vinda de bairros

A grande rotatória construída no alto da Rua Rio Branco, próximo ao bairro José Sobrinho, mudou não só a estética da região, como trouxe novos traçados em mobilidade urbana para moradores de 10 bairros da chamada parte norte da cidade ir e vir do centro. Em breve, o local também deve começar a receber muitos veículos que procurarão a mais nova saída para a BR 364, saindo direto do coração da cidade mais importante da região sul, sentido a capital Cuiabá.
O prefeito Percival Muniz solicitou e deve ocorrer nos próximos dias a pavimentação de uma nova rua aberta que será mais uma alça da rotatória. Neste caso, a primeira saída à direita de quem sobe a Rio Branco dará acesso a entrada dos bairros Nova Era e Jardim Liberdade, que passam por um processo de investimentos em infraestrutura, além do vizinho Dom Osório.
Atualmente, a rotatória já dá acesso e tem quatro principais rotas, uma que adentra ao novo bairro Jardim da Mata, à esquerda de quem sobre, outra, logo a frente, ao José Sobrinho e o sentido central da rotatória que segue aos bairros Padre Lothar, Antônio Geraldini, Vila Rica, João Moraes, Mathias Neves e outros da região, que ainda será por onde poderá se ter acesso ao Anel Viário para em poucos quilômetros já alcançar a BR 364.
A bacharel em direito, Shayane Delmonis, que mora no José Sobrinho, comentou que as obras de prolongamento da Rua Rio Branco, feita em 2013 para dar acesso ao bairro José Sobrinho, além da construção da rotatória, conseguiram valorizar a região onde vive. “Antigamente, tínhamos uma noção de estar no final da cidade, porque o José Sobrinho era ‘no fim’ da Rio Branco. Hoje a sensação é outra, o bairro está completamente inserido ao centro e a própria valorização imobiliária aponta isso”, analisou a jovem.
Quanto a pavimentação da nova rua que sairá da rotatória a região do Jardim Liberdade, o trabalho deverá ser procedido pela Coder. Enquanto isso, o Município aguarda a destinação de recursos, retidos pela administração Silva Barbosa e liberados pelo atual governador Pedro Taques, para pavimentar e duplicar o trecho, já existente, que sai da rotatória e vai até o bairro Padre Lothar. De lá, o seguimento do prolongamento asfáltico até o Anel Viário será custeado pelos recursos do PAC II, do Governo Federal, que atualmente é responsável pelo Programa ‘Realizando Sonhos’, que está asfaltando diversos bairros pela cidade.
Percival ressaltou recentemente que o novo traçado norte permitiu a criação de uma nova rota, que desafogou outras, já abarrotadas e permitiu que os novos núcleos habitacionais que estão sendo formados na região fossem atendidos. “Já estão sendo construídos novos bairros nos arredores da Rio Branco, sentido Padre Lothar, e este pessoal que mudou recentemente para o Mathias Neves e outros residenciais que estão sendo formados por lá sequer vão saber o quão difícil era, há pouco tempo, vir ao centro sem a existência deste prolongamento da Rio Branco”, comentou.