Mais Sistema de Ensino, participa de Audiência Pública na Câmara Municipal onde abordou sobre a segurança dos profissionais de enfermagem

A violência contra os profissionais de enfermagem é uma realidade alarmante no Brasil, e o debate sobre o tema chegou à Câmara Municipal de Rondonópolis em uma importante Audiência Pública. O Mais Sistema de Ensino Cursos Técnicos marcou presença no evento, a condenadora pedagógica Kely Lanzarini, reforçou a urgência em discutir e buscar soluções para a proteção da categoria da enfermagem dos serviços da saúde.
Os técnicos de enfermagem representam a maior parte da força de trabalho na enfermagem brasileira, sendo fundamentais para a operação e qualidade da assistência tanto no setor público quanto no privado. No entanto, esses profissionais essenciais são rotineiramente expostos a agressões.

Dados nacionais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apontam que cerca de 70% dos profissionais de Enfermagem já sofreram algum tipo de violência no exercício da profissão, com prevalência da violência verbal e psicológica, mas também casos de agressão física. Os principais agressores costumam ser pacientes e acompanhantes, muitas vezes motivados pela frustração e demora no atendimento.

A participação do Mais Sistema de Ensino Cursos Técnicos na audiência teve como objetivo contribuir para o fortalecimento do debate e propor medidas concretas. Uma das principais reivindicações e foco da discussão é a necessidade de:
Implementar e avaliar continuamente políticas de prevenção à violência, garantindo que sejam eficazes e atualizadas para proteger a integridade física e psicológica desses trabalhadores.
Apoiar a denúncia por parte dos profissionais, visto que muitos não o fazem por medo ou descrença na punição dos agressores.
A violência contra a enfermagem não afeta apenas o bem-estar do profissional, mas compromete a qualidade da assistência prestada a toda a população. O momento é de unir esforços entre instituições de ensino, órgãos públicos e a sociedade para garantir respeito, dignidade e segurança a quem dedica a vida ao cuidado.
Fonte: Da Redação




