Trabalhadores fazem acordo e encerram greve na Coder

Os trabalhadores da Coder- Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (empresa de economia mista), decidiram encerrar a greve da categoria, deflagrada no final do mês passado. Eles aceitaram a contraproposta apresentada pela diretoria e retomaram às atividades logo após o encerramento da assembleia realizada na sede da empresa nesta quarta-feira (11).
O acordo garante a reclassificação salarial da maioria dos servidores, em especial daqueles que ganhavam menos – como garis, auxiliares de conservação de vias, serventes e vigias. Também haverá um aumento no vale alimentação, que é calculado sobre o menor salário pago na empresa. Os novos salários serão pagos por etapas, nos meses de março e abril. Já o vale alimentação será majorado a partir de julho, dos atuais R$ 150,00 subirá para R$ 189,00.
Com as mudanças, nenhum trabalhador da Coder terá remuneração inferior a 1,5 salário mínimo e todos receberão salários iguais ou melhores que os pagos para as mesmas funções na iniciativa privada.
“Foi uma vitória de todos. Conseguimos cumprir uma das metas estabelecidas pelo prefeito Percival Muniz, que sempre defendeu a valorização dos trabalhadores da Coder e autorizou este acordo. Agradeço também aos vereadores e aos funcionários por terem compreendido as necessidades da empresa e do município”, disse o diretor presidente da Coder, Rodrigo Lugli.
Durante a assembleia, que contou com a presença dos representantes do Sindicato, Rodrigo Lugli reafirmou que não haverá retaliações aos servidores que participaram da greve. Ele ressaltou o empenho da maioria dos trabalhadores que mantiveram as atividades neste período e pediu a união de todos daqui para frente.
“Precisamos juntar forças e trabalhar dobrado para atender bem a população e garantir a sustentação financeira da Coder”, disse, lembrando que a empresa só recebe pelos serviços executados.
Também participaram da assembleia na Coder os vereadores Aristóteles Cadidé (PDT), Reginaldo Santos (PPS), Denilson Sodré (Pros) e Elton Mazetti (PSC).