Obras da Copa em MT estão sendo homologadas

A capital mato-grossense já tem definido seu projeto de mobilidade urbana para a Copa de 2014. E algumas obras só aguardam homologação e ordem de serviço. Serão 19 intervenções de desbloqueio, para a construção de sete viadutos, seis trincheiras, reconstrução de duas pontes e a implantação de dois corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que abrirão o leque do alargamento e duplicação de várias avenidas.
A transformação vai contemplar as cidades de Cuiabá e Várzea Grande em um processo que terá início este ano – provavelmente no mês de outubro – e seguirá até 2013, quando Cuiabá já deverá estar preparada para sediar a Copa das Confederações.
Em julho, a Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal), já tinha no papel todos os projetos desenvolvidos pela equipe de engenharia, baseados em estudo das necessidades para melhorar o trânsito. Em junho o carro das ações acelerou. Os projetos receberam o aval do governo federal e foram encaminhados para licitação.
Finalmente, no dia 14 de julho, saiu a primeira homologação. Trata-se do projeto de uma ponte ligando o bairro Coophema ao bairro Beira-Rio, em uma intervenção de desbloqueio para a reconstrução da ponte sobre o rio Coxipó e que será interditada nos próximos meses.
Somente após a conclusão das 19 intervenções de desbloqueio (alternativa durante interdição de via para obra de grande porte), das quais seis estão em licitação (julho/2010), terão início as grandes obras por toda a cidade. Enquanto os projetos de desbloqueio têm seu processo licitatório em Mato Grosso, as grandes obras terão sua licitação através do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que demandará mais tempo.