Marildes cobra informações e agilidade na implantação de Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer em Rondonópolis

A deputada estadual Marildes Ferreira (PSB) cobrou mais agilidade nos procedimentos visando a implantação do Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer de Barretos – Hospital do Amor, em Rondonópolis. Na sessão desta quarta-feira (22) da ALMT, ela encaminhou um requerimento à Secretaria Estadual de Saúde pedindo dados sobre o convênio, cronograma da obra e detalhes sobre os modelos de atendimento e de gestão do centro.
“A Assembleia Legislativa fez sua parte, aprovando autorização para o convênio e a liberação de recursos. Agora precisamos destas informações para saber como está a condução no Poder Executivo, até para podermos fiscalizar e auxiliar no que for possível”, disse a parlamentar.
No requerimento Marildes indaga se o Estado já firmou o convênio com o Hospital de Amor de Barretos e, caso positivo, pede cópia do documento. Ela também quer saber se há previsão para a liberação dos recursos, início da obra e se já foi definida a equipe técnica que fará a coordenação do projeto. Ao final, pede ainda informações sobre quais critérios de referência e abrangência regional foram definidos para atender a região – que além de Rondonópolis inclui outros 20 municípios.
Ao justificar o requerimento, Marildes explicou que desde o início acompanha a movimentação visando a construção do Centro de Diagnóstico. “Como vereadora fui relatora no âmbito municipal dos projetos para a implantação e doação do terreno para esta unidade do Hospital do Amor. Agora tenho a felicidade de continuar essa luta como deputada estadual. Quero contribuir para que esse sonho seja realizado rapidamente”, afirmou.
A parlamentar, que já foi Secretária Municipal de Saúde, explicou que o Centro de Diagnóstico será um marco no enfrentamento ao câncer em Mato Grosso, garantindo diagnóstico precoce, ampliação do acesso aos exames e redução da mortalidade por neoplasias, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da população.
“Estamos falando de uma obra que vai agilizar o diagnóstico e o início dos tratamentos, que deveriam começar em até 60 dias após a descoberta do câncer. Isso vai beneficiar milhares de pessoas e salvar vidas”, destacou ao pedir urgência às autoridades do Executivo Estadual.
Fonte: Da Assessoria