Marildes Ferreira volta à Assembleia Legislativa e reforça bancada de Rondonópolis

A ex-vereadora Marildes Ferreira (PSB) vai assumir, pela segunda vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ela confirmou ao Regional MT que toma posse nesta segunda-feira no lugar do deputado Fábio Tardin (PSB), que deve se licenciar do mandato por um período de quatro meses.
No início deste ano, Marildes já havia assumido temporariamente a vaga do deputado Dr. Eugênio. Apesar do curto período, teve atuação destacada, apresentando projetos relevantes nas áreas social e de proteção à mulher e ao idoso.
Entre as proposições apresentadas por ela, estão:
• Projeto de Lei que determina que hospitais públicos e privados de Mato Grosso fixem, em local visível, informações sobre os direitos dos idosos hospitalizados;
• Projeto de Lei que institui o monitoramento por tornozeleira eletrônica para homens denunciados ou condenados por violência contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006);
• Foi ainda coautora da Lei do Parto Adequado, que garante às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o direito de optar pela cesariana a partir da 39ª semana de gestação e pelo uso de analgesia durante o parto, quando não houver contraindicação médica, reforçando a autonomia da mulher. A lei também obriga as unidades de saúde públicas e conveniadas a fornecer informações claras sobre riscos e benefícios de cada procedimento e registrar a decisão no prontuário da paciente.
Com a posse, Marildes deve reforçar a bancada de Rondonópolis na Assembleia, que atualmente conta com os deputados estaduais Nininho (Republicanos), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Machado Rezende (União Brasil).
Fonte: Da Redação