GERAL

Movimento de Defesa dos Direitos da Mulher Consumidora oficializa nomenclatura

Com intenção de atrair ainda mais donas de casas e ter uma proposta de maior projeção popular, membros de uma Comissão Provisória oficializaram com o coordenador do Procon, Juca Lemos, na manhã desta segunda-feira (18), que se chamará Movimento de Defesa dos Direitos da Mulher Consumidora – MDDMC, perdendo o título de associação, o grupo que articula a criação de uma frente para a proteção do consumo feminino em Rondonópolis. No mesmo encontro, elas confirmaram presença e atuação no evento próximo ‘Mães com Arte e Cultura no Consumo Consciente’, promovido pela prefeitura, e que terá uma série de ações na cidade de 28 a 31 de maio.

Para a presidente da comissão provisória e uma das líderes do MDDMC, a ex-coordenadora do Procon por 11 anos, Ana Inês Garcia, ainda há tempo para que muitas mulheres, ligadas a entidades ou não, somem força ao movimento. “Esta agremiação está nascendo com muita força, com apoio do Procon e tenho certeza que somaremos muito na difusão de conhecimento popular sobre os direitos do consumidor, especialmente às mulheres, que necessitam de um respaldo especial porque não recebem em muitos momentos o mesmo tratamento de um homem no ato da compra. Mas ainda precisamos de mais gente para nos ajudar nesta luta, conclamamos a quem tiver interesse, serão muito bem vindas, inclusive as donas de casa”, disse.

Sobre a participação do evento do fim do mês, que está sendo organizado pela Procuradoria-geral, Procon, Conselho Municipal de Direitos do Consumidor, Gabinete de Desenvolvimento Econômico e pelas Secretarias de Cultura e Assistência Social, Ana diz que já está marcado uma vistoria nos principais mercados da cidade com objetivo orientativo e até mesmo de fiscalização. “Vamos tentar falar com as gerências destes estabelecimentos e explicar nossa proposta. Assim como ouvir as donas de casas que tiverem em compras e explicar que elas passarão em breve a contar com mais um local para recorrer em caso de serem lesadas”, explicou.

Além da vistoria, o MDDMC fará uma palestra de sensibilização com a sociedade, ministrada pela Dr. Gisela Simona, superintendente do Procon de Mato Grosso, no espaço do Casario, no dia 31. O calendário completo do evento ainda terá feiras de artesanato e gastronomia, já no dia 28, várias oficinas culturais, outras palestras, plantões de atendimento do Procon, tanto no próprio Casario como no centro e na Praça Brasil, um festival ‘Viva o Nordeste’, e shows musicais toda noite no Casario.

Composição do MDDMC

Além de Ana Inês na presidência, a comissão do MDDMC é formada com Suzi Ota como vice, Elcine Rocha como secretária, Maria Aparecida Santos como tesoureira e Vanivalda Paniago e Luciene Soares no Conselho Fiscal. As entidades representadas no MDDMC, até o momento, são pastorais de defesa da mulher, o próprio Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, o grupo Voluntários da Paz, União Municipal dos Estudantes Secundaristas – Umes, e Associação de Mulheres da Região Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo