Mato Grosso Bate Recorde Histórico na Produção de Etanol

O estado de Mato Grosso fechou a safra 2024/25 com um recorde histórico na produção de etanol, alcançando 6,7 bilhões de litros produzidos. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a pedido do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind-MT), o estado registrou uma alta de 17% em relação ao ciclo anterior.
A escalada na produção de etanol foi impulsionada pela produção de etanol de milho, cuja moagem do grão cresceu 23,65%, passando de 10,1 milhões para 12,5 milhões de toneladas. O incremento elevou, na mesma proporção, a produção do biocombustível para 5,62 milhões de metros cúbicos. Já a produção a partir da cana-de-açúcar recuou 8,6% nesta safra em relação à temporada 2023/24.
Consolidado na segunda colocação do ranking nacional, atrás somente de São Paulo, representantes do setor no estado têm como meta o topo. De acordo com o estudo, a produção mato-grossense do etanol de milho deve atingir 12,62 milhões de metros cúbicos nos próximos 10 anos. Para a próxima safra, a estimativa é de aumento superior a 6 pontos percentuais.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, ressalta que o setor é um vetor de crescimento pelo potencial de arrecadação tributária. No entanto, ele avalia a falta de mão de obra qualificada como um dos maiores gargalos. Rangel destaca que a produção de etanol no estado está em franca expansão e que isso gera insumos para ração animal e descarbonização, contribuindo para a arrecadação de impostos no estado.
Fonte: Da Redação
Leia Mais: