Mato Grosso sobe mais uma posição no ranking das exportações

De janeiro a abril deste ano, Mato Grosso teve um aumento nas exportações de 7,36% e na balança comercial de 2,52%. Os dados foram comparados ao do mesmo período do ano passado. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf ressalta que Mato Grosso subiu mais um degrau na posição do ranking dos Estados brasileiros que mais exportam e ocupa a vaga de 8° lugar neste mês de abril.
MT continua líder entre os Estados do Centro Oeste com 51% nas aquisições, seguido por Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Já a região está com a porcentagem de 8,44% em relação às exportações nacionais. O técnico de comércio exterior, Paulo Henrique Cruz acrescenta que Mato Grosso também acumula saldo positivo da Balança Comercial de aproximadamente US$ 2,6 bilhões, o que está sendo bom para a economia do Estado.
A China continua sendo o maior parceiro em exportação de Mato Grosso, se destacando com a porcentagem de 33,48%, em seguida vem os Países Baixos com 12,54%. Dentro dessas estatísticas, o Mato Grosso acumulou cerca de U$ 3 bilhões nas exportações este mês. Entre os produtos exportados que merecem destaque está, o óleo de soja com 225,3%, grão de soja 8,1%, milho 66,8% e a carne. O destaque fica para as aves com 38,2%.
As importações que sempre está em alta, fez com que Mato Grosso acumulasse aproximadamente US$ 450 milhões. Os países responsáveis pelas vendas de produtos para o Estado estão sendo Belarus, Rússia e Alemanha, que representam as porcentagens de 19,39%,12,86% e 15,31%.
Os produtos mais importados são o cloreto de potássio, uréia com teor de nitrogênio, adubos e fertilizantes como insumos agrícolas são os principais itens importados por MT. Esse ano MT irá subir ainda mais no ranking das exportações, pois está previsto a produção de 19 milhões de toneladas de soja em todo o Estado. O grão e seus derivados sempre foram o carro chefe das exportações da região.
Fonte:SICME/MT