ECONOMIA

Mauro Cabral apresenta indicadores da indústria, anuncia investimentos e lança prêmio de Jornalismo em Rondonópolis

O presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Mauro Cabral, esteve reunido na manhã da última sexta-feira (17) com jornalistas da imprensa de Rondonópolis para apresentar os indicadores econômicos industriais do Estado e do município, os investimentos do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) na região, além de fazer o lançamento do prêmio Destaque Senai em Jornalismo no Sul do Estado. O encontro ocorreu no Senai-Rondonópolis.

Cabral expôs aos presentes indicadores que mensuram a atividade industrial, como o Produto Interno Bruto (PIB), consumo de energia elétrica, arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), empregos formais e balança comercial. "O crescimento da indústria realmente impressiona. Representamos 20% dos empregos em Mato Grosso, 16% de tudo que o Estado produz de riquezas vem da indústria, o setor é responsável por 28% do consumo de energia elétrica – índice que retrata o aquecimento de produção – e ainda temos o expressivo valor de 36% da arrecadação de ICMS estadual", comenta.

O presidente destacou a situação de Rondonópolis nesse cenário. "Nossa região é a mais industrializada do Estado, está em primeira no ranking quando mensuramos o VAB (Valor Adicionado Bruto, que representa o PIB sem os impostos) e triplicou o número de empregos nas indústrias no município nos últimos 10 anos", ressaltou Cabral. De acordo com ele, outro indicador positivo dessa 'força' industrial de Rondonópolis pode ser constatada nas exportações. "Enquanto Mato Grosso tem 60% de suas vendas externas lideradas pelo complexo soja, 63% das exportações de Rondonópolis são somente óleo de soja, ou seja, é industrialização direta, agregação de valor", pontua.

Na oportunidade, Mauro Cabral anunciou os investimentos do Sesi e Senai na região, que aportarão recursos de R$ 7,5 milhões e R$ 10,9 milhões respectivamente. O Sesi destinou os recursos à reforma da unidade provisória do Sesisaúde, que foi inaugurada na noite de sexta-feira (17), e na construção da nova sede, com previsão de início das obras ainda este ano e término em dois anos. Já o Senai, aplicará o montante nas obras de ampliação da unidade em Rondonópolis, na aquisição de equipamentos e na instalação de um Centro de Referência de Educação Profissional. Após apresentação dos investimentos, foi assinado o contrato entre o Senai e a Construtora Salas para as obras.

Também compareceram ao encontro com a imprensa os gestores do Sistema Fiemt, o superintendente da Fiemt, Edinaldo Silva, o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, e o diretor Regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, além de diretores da instituição e presidentes dos Sindicatos Patronais da região Sul. No período da tarde, a comitiva seguiu para visitas às indústrias ADM, Cervejaria Petrópolis, Agra Alibem e Bungue, com o intuito de apresentar aos representantes das empresas o trabalho do Sistema Fiemt e reforçar o compromisso de ser parceira no desenvolvimento do setor industrial. A sexta-feira terminou com a inauguração do Sesisaúde, seguida de um jantar para os convidados.
Fonte:FIEMT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo