Trip lança voo Cuiabá-Manaus e reúne autoridades políticas e empresários
Ao invés de passar o sábado todo voando para se encontrar com a família, a partir deste mês Cristiane Queiros estará em casa em duas horas. O voo Cuiabá (MT) – Manaus (AM) – Cuiabá (MT) foi inaugurado oficialmente neste sábado (18) e vai operar ida e volta de segunda a sexta, uma ida aos sábados e uma volta no domingo. Esse voo além de incrementar as relações comerciais entre os dois Estados, vai aquecer o turismo e facilitar a vida de muitas pessoas como Cristiane.
Ela conta que pelo menos duas vezes por mês faz esta rota e que antes saia de Cuiabá, pousava em Ji-Paraná, Porto Velho, Lábrea e só depois em Manaus. “Era praticamente o dia inteiro de viagem”. Assim como Cristiane, o pecuarista Francisco Soares também vai poder ver a família com mais frequência, economizar e ainda ampliar seus negócios.
Com incentivo concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso a Trip Linhas Aéreas terá os custos reduzidos. O Governador Blairo Maggi e sua família retornaram no voo Manaus – Cuiabá, depois de um período de 15 dias em férias. Para Maggi a implantação desta linha diminui muito o tempo de viagem entre os Estados Unidos da América (EUA) e Cuiabá. Ele ressalta ainda que a troca entre as duas capitais é produtiva para ambas. “Manaus tem a Zona Franca e Mato Grosso fornece boa parte dos alimentos para o Amazonas. Isso sem falar que Manaus recebe um número considerável que turistas que queremos levar para conhecer o Pantanal”.
O secretário de Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf aposta no incremento das exportações para o Caribe e EUA. Ele conta que essa negociação com a Trip Linhas Aéreas é antiga. “Começamos a conversar quando eu ainda era secretário de Desenvolvimento do Turismo e agora estamos colhendo os frutos”.
Já para o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos a implantação deste voo é o primeiro passo da caminhada rumo a Copa do Mundo. “Cuiabá e Manaus serão sub-sede e essa ligação com apenas duas horas de viagem é muito importante para garantir a ida e a vinda dos turistas”.
Voo – A comitiva de mato-grossenses embarcou no jato 175 da Embraer de 86 lugares cheirando a novo. O presidente da Trip conta que este é o segundo adquirido pela empresa. Só este ano a empresa já recebeu quatro jatos 175. A expectativa é adquirir mais um nos próximos três meses e mais 20 até 2014.
O presidente da Trip, José Mário Caprioli, destaca a performance do equipamento ressaltando o espaço entre as poltronas e, especialmente do corredor, onde duas pessoas retiram suas bagagens do compartimento sem problemas. “Outra vantagem deste jato é que pousa em pistas mais curtas e tem menor emissão de CO2 por passageiro embarcado”.
Ele destaca ainda que a Trip opera em 73 cidades e manteve em 2008 um crescimento de 70%. José Mário enfatiza o interesse em ampliar a malha regional e aposta num conceito diferenciado de aviação. “Queremos criar novos hubs. Esse voo Cuiabá-Manaus é um exemplo disso, o passageiro sai do Centro-Oeste para o Norte direto sem precisar ir para Brasília ou São Paulo. Nosso objetivo é encurtar o tempo de viagem”.
Comitiva – O voo inaugural tinha passageiros que estavam em trânsito como Cristiane e Francisco, líderes empresariais mato-grossenses, secretários de Estado do Governo de Mato Grosso e a imprensa. No retorno de Manaus, o grupo se ampliou com autoridades políticas e lideres empresarias e a imprensa do Amazonas.
Santa Cruz de La Sierra – Para não perder tempo o secretário Pedro Nadaf aproveitou o voo Cuiabá-Manaus para trabalhar. Ele propôs ao presidente da Trip a operação entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra. Uma linha importante para Mato Grosso, que Nadaf tenta implantar desde 2007.
A primeira negociação foi com a Aerosur. No primeiro momento houve entraves por parte da Infraero. Em seguida, Nadaf e uma comitiva de empresários mato-grossenses estiveram, novamente, com os executivos da empresa. Eles outra vez resolveram investir neste trecho, mas com a chegada da Crise Mundial houve um recuo da empresa. “Esta linha é importante não só para o turismo, mas especialmente para as transações comerciais”, destaca.
Caprioli concordou que a linha é importante. Ele disse que fará um estudo de viabilidade econômica e que em breve se reunirá novamente com o Governo de Mato Grosso para dar uma resposta definitiva. “Nos interessa muito ampliar as linhas regionais”.
Copa do Mundo – Empolgados com a Copa 2014 todo o Governo trabalha com os olhos voltados para o evento. O goverandor Blairo Maggi disse que só decidirá quem será o presidente do Comitê Para Assuntos da Copa depois que voltar da África do Sul. “Vamos ver o que foi feito e o que deu certo. A viagem será uma experiência muito importante”.
Maggi destaca que é preciso fazer tudo certo e dentro do tempo determinado, porque se os prazos não forem cumpridos, a cidade pode ser tirada da lista das subsedes. “A FIFA tem condições de realizar a Copa em até oito cidades, portanto é preciso trabalhar com muita seriedade para cumprir todos os prazos”, recomenda.
SECOM