GERAL

Estado prioriza atendimento a 2 mil profissionais com cursos técnicos de Saúde durante 2009

A Escola de Saúde Pública (ESPMT) da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) vai beneficiar a cerca de dois mil trabalhadores da Saúde com cursos de profissionalização técnica durante o ano de 2009. A previsão foi feita pela diretora em substituição da ESP, Neide Fernandes Pereira, que explicou: “A maioria dos profissionais a serem beneficiados se encontram em municípios do interior do Estado, cumprindo assim o Programa de Interiorização dos serviços de Saúde que vem sendo aplicado pelo secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro”.

A Gerente de Formação Técnica da Escola de Saúde Pública, Valéria Binato Santili Depes, explicou que “a maioria dos cursos técnicos têm carga horária média de 1.600 horas e são disponibilizados em formato Modular, o que significa que os alunos irão aos centros educacionais dos Escritórios Regionais de Saúde durante uma semana, a cada mês do ano. Durante essa semana as aulas serão intensivas, com 8 horas diárias sendo dedicadas à aprendizagem”.

Estarão abertas vagas para os cursos de qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e para os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Vigilância em Saúde. Também serão disponibilizadas vagas para as capacitações técnicas de Socorristas e de Saúde do Idoso.

“Uma novidade dentre os cursos ofertados este ano, na Escola de Saúde Pública, é o curso Técnico em Órtese e Prótese. Esse é o 1º curso nessa área realizado no Brasil e nasceu da necessidade de profissionais para ocuparem vagas em oficinas de Órtese e Prótese em Cuiabá, sendo que está prevista, também, a aberturas de novas oficinas nos municípios de Sinop e Cáceres”, informou Valéria Santili Depes.

As vagas para todos os cursos serão disponibilizadas a profissionais da Saúde dos Hospitais Regionais, Centros Regionais de Odontologia e Unidades Básicas de Saúde no interior, dentre outros, e a previsão é de que os cursos comecem em abril de 2009 .

Das 96 turmas que serão abertas, para os diversos cursos técnicos de qualificação e capacitações, apenas 12 serão instaladas em Cuiabá. As outras 84 turmas serão distribuídas pelas Regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Água Boa, Cáceres, Tangará da Serra, Juara, Júina e Diamantino.

Durante o ano de 2008 a Escola de Saúde Pública teve a oportunidade de formar cerca de 1.500 profissionais em vários cursos como Técnico em Radiologia (para trabalhadores da Saúde do município de Cuiabá), Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. Mais de 300 outros alunos ainda estão freqüentando cursos que deverão terminar em 2009/10.

Os profissionais formados em 2008 vão desempenhar funções em suas Regionais e municípios de origem: Pontes e Lacerda, Sinop, Barra do Garças, Baixada Cuiabana, Cáceres, Juina, Diamantino, Cotriguaçu e Cuiabá.

Secon – MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo