Obra de artista matogrossense é cenário de entrevista de futuro ministro do STF Luiz Fachin

A presidente Dilma Rousseff indicou na última Terça feira 14 o advogado e professor Luiz Edson Fachin para compor o Supremo Tribunal Federal. A presidente se reuniu com o senador Renan Calheiros (PMDB) para discutir a nomeação do novo ministro. Em nota, ela declarou que o advogado “cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”.
Um Momento Feliz de Grande Notoriedade Cultural para os rondonopolitanos, mato-grossenses e brasileiros; “Durante a entrevista do futuro presidente do Supremo Tribunal Federal a reportagem da Rede Globo no JN, a bela obra de arte produzida por um dos nossos grandes artistas de Mato Grosso, o nosso querido Valcides Arantes, servia de cenário para o entrevistado. A entrevista durou mais de um minuto, tempo suficiente para que os mais de 50 milhões de espectadores pudessem apreciar as riquezas da fauna e da flora mato-grossense,os ricos campos de soja, o nosso céu azul. A tela de Valcides fala por si mesmo, num feliz momento de criatividade, que ele deu vida a exuberante obra de arte. Podemos ter certeza que os brasileiros estão hoje mais felizes por ter recebido em suas casas a bela obra do nosso artista mostrando as belezas e as riquezas de Mato Grosso. Parabéns ao artista, e para a nossa arte”
O professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná deve ocupar a vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou há quase nove meses, em julho de 2014. Ele ainda precisa passar por sabatina.
O nome de Fachin, já fora cogitado anteriormente, para a vaga hoje ocupada pelo ministro Luís Roberto Barroso. No entanto, apontava-se que ele sofreria resistência da oposição, por ser visto como próximo ao PT e a movimentos sociais. Recentemente, no entanto, Fachin recebeu apoio formal de políticos da oposição, liderados pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Segundo o senador, o jurista é competente, suprapartidário e “valorizará a Suprema Corte do país”. Além disso, a bancada paranaense no Congresso Nacional protocolou um documento junto à Presidência da República manifestando apoio a Fachin para a vaga, ele tem um currículo extenso e invejável. Foi saudado e altamente recepcionado pelas classes jurídica e política. Fonte; Consultor Jurídico/Com Redação Folha Regional.
A entrevista pode ser conferida no site do G1.com.br/jn
Dennis Maris