ECONOMIA

Previsão do BC para inflação em 2010 vai a 5,2%

BRASÍLIA – O Banco Central (BC) elevou sua previsão de inflação para 2010. No Relatório Trimestral de Inflação de março, a autoridade monetária calcula que a variação central do IPCA acumulada nos 12 meses de 2010 se situe em 5,2%.
A nova projeção central está 0,6 ponto acima do centro da meta de 4,5% para o ano.
No relatório anterior, de dezembro, a estimativa central era de inflação em 4,6% neste ano. " A projeção para a inflação acumulada em doze meses se encontra sensivelmente acima ou acima do valor central da meta ao longo de todo o horizonte de interesse " , diz o documento.
O cenário de referência considerado pela autoridade monetária nessas previsões inclui a manutenção da taxa Selic em 8,75% ao ano e taxa de câmbio constante em R$ 1,80 – posição em que se encontravam após a reunião deste mês do Copom.
De acordo com o texto do BC, a elevação nas projeções de 2010 refletem, " em parte, o acentuado aumento das expectativas de inflação para esse ano e alguma elevação sazonal de preços mais forte que o anteriormente esperado " .
A projeção central de inflação do mercado financeiro para o acumulado de 2010, por sua vez, avançou 0,7 ponto, indo de 4,5% em dezembro para 5,2% agora. O cenário tomado pelos analistas financeiros considera que a Selic média deve ficar em 11,14% anuais nos três meses finais de 2010. O câmbio, por sua vez, deve ficar em R$ 1,83 nesse intervalo.

Fonte:Valor on line

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo