Microcrédito beneficia pequeno empresário no interior do Estado

O Microcrédito tem facilitado a vida dos micro-empresários de Mato Grosso. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), criado no ano de 2003, tem como finalidade ampliar o pequeno negócio, como foi o caso do sapateiro Daniel Sousa de Oliveira, 32 anos, morador de Juína, município localizado a 734 km de Cuiabá.
Daniel trabalhava em fazendas, quando resolveu abrir o próprio negócio há três anos. “Eu era inseminador artificial em fazendas, migrava de uma para outra, mas logo que nasceu a minha filha, precisava ter uma moradia fixa, foi quando surgiu a ideia de abrir a sapataria”, contou o sapateiro.
Hoje, dono da sapataria Modelo, na cidade de Juína, ele conta que conheceu o projeto, através da sogra e resolveu buscar ajuda. “Quando fiquei sabendo do programa por meio da mãe da minha esposa, resolvi buscar esse apoio, e foi com a força e a facilidade do Microcrédito que consegui melhorar a minha pequena empresa e aumentar minha freguesia”.
Ele conta ainda, que após pegar o financiamento conseguiu pagar as dívidas e aumentar o estoque, o que fez melhorar as vendas. “Eu comecei atender melhor com esse investimento, comprei mais produtos, hoje tenho orgulho da minha profissão e da minha empresa”, conclui Daniel.
Além de dar uma “mãozinha” a pequenos empresários, como foi o caso de Oliveira, o programa gerou nesses quase sete anos, mais de 6.194 novos empregos e capacitou 7.637 empreendedores, através de cursos e palestras realizadas pelo SEBRAE. O valor financiado passa dos quatro milhões de reais, isso, significa que milhares de matogrossenses já foram ajudados pelo projeto, por esse motivo, o Governo do Estado recebeu no ano de 2009 o prêmio RankBrasil, o livro dos recordes brasileiro, por ser o único programa em todo o país a realizar financiamentos sem cobrar juros.
MICROCRÉDITO
Coordenado pela Setecs e operado pela MT Fomento, o microcrédito busca dar oportunidade de crédito a empreendedores excluídos do sistema financeiro, com habilidade e experiência de trabalho e que queiram iniciar ou ampliar seu negócio. É a única linha de financiamento a juros zero e financia até o valor de R$ 1.500,00, parcelados em até 12 meses, com carência de 90 dias para o início do pagamento. O dinheiro pode ser usado na compra de máquinas, equipamentos e ferramentas, novas e usadas, matéria-prima, mercadorias para revenda e bens.
Fonte:SETECS (crédito foto: Lenine Martins)