Governador e ministra do Meio Ambiente abrem trabalhos do Fórum de Secretários do Meio Ambiente

Elaborar diretrizes de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal, com foco na interlocução entre gestão e sociedade. Este é o objetivo do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, aberto na manhã desta segunda-feira (18.07), no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O evento reúne os secretários de Meio Ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, além de pesquisadores e autoridades, que debaterão temas como ações e estratégias para implementação dos mecanismos de Proteção do Clima e do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD ++), Regularização Ambiental dos Assentamentos Rurais, Ações de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, além do paralelo entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do evento, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularização ambiental de assentamentos rurais. O documento foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e pelo superintendente Regional do Incra em Mato Grosso, William César Sampaio. Também assinaram o termo o governador Silval Barbosa e a Ministra do Meio Ambiente.
Segundo Alexander Maia, o evento surgiu após a realização do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, onde se discutiu a viabilidade da realização de reuniões de trabalho entre os secretários de Estado da Pasta, para a definição de medidas proativas para a redução nos índices de depredação ambiental. “Este evento tem como objetivo integrar a Amazônia Legal para identificarmos as melhores soluções para a região Amazônica. Os resultados desta reunião de trabalho serão significativos, e contribuirão para a elaboração de políticas nacionais relativas ao tema”, afirmou.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância de se debater ações de sustentabilidade aliadas à agregação de valores para a produção. “Temos a responsabilidade de tratar a economia e o desenvolvimento econômico de outras maneiras, pensando na preservação ambiental. Queremos buscar a construção de um debate para que se coloque dentro a agenda de desenvolvimento novos caminhos de sustentabilidade”, disse.
Em sua fala, Izabella Teixeira, elogiou o Governo do Estado pelo trabalho em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. “Ressaltamos aqui o apoio do Governo de Mato Grosso, em todos os momentos em que levantamos essas discussões. Não podemos andar em retrocesso, mas sim buscar saídas concretas e permanentes. Fico feliz por que Mato Grosso está disposto a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável”.
O governador Silval Barbosa reafirmou durante o evento que o Estado não medirá esforços para que Mato Grosso se torne um exemplo em produção com sustentabilidade. “Temos um desafio muito grande pela frente que começou em 2005, quando a Gestão começou a lutar pelo desenvolvimento sustentável. Em Mato Grosso a preocupação é constante. Reafirmo aqui que não vamos poupar esforços para reduzir nossos índices. Somos conhecidos como um Estado produtor, e queremos expandir isso, agregando valores, mas de maneira sustentável. E para isso, precisamos do apoio do Governo Federal”, ressaltou.
O Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal segue até esta terça-feira (19.07), no Hotel Deville.
Fonte:SECOM /MT