Moradores do Alfredo de Castro recebem mutirão de condicionalidades da Bolsa Família

Assegurar o cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na área de saúde. Este é o interesse da equipe da prefeitura que vai realizar um mutirão no loteamento Alfredo de Castro para cumprir com a exigência do Governo Federal. A ação especial é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Promoção e Assistência Social que acontece em período integral, nesta terça e quarta-feira (9 e 10). O interesse é atender crianças, idosos, gestantes e mulheres em idade fértil daquela comunidade.
Adélia de Jesus Fontoura – assistente social e técnica responsável pelas condicionalidades na saúde – explica que as famílias têm prazo até o dia 30 de junho para atender a primeira vigência de 2015, com relação as condicionalidades de peso e medida. A proposta do mutirão é levar o serviço para as áreas que não atingiram a meta. Ela conta que naquele bairro cerca de 90% das pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família deixaram de fazer o acompanhamento.
A dificuldade dessas famílias para cumprir as condicionalidades que avaliam a situação nutricional e de desenvolvimento das crianças, além da saúde de idosos, gestantes e mulheres em idade fértil, na opinião da gestora, é a distância entre o bairro e as unidades que oferecem o serviço. “Muitas das famílias da região do Alfredo de Castro deixaram de ter acesso às unidades responsáveis pelo acompanhamento devido à distância. Sabemos que é difícil para as pessoas se deslocarem com crianças e idosos”, observa.